Tony Goes

BBB 23: Bruna Griphao se mostra mais forte do que o esperado

Atriz sobrevive ao paredão, ao contrário do que apontavam as enquetes

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Existe um personagem recorrente no Big Brother Brasil: o participante que, meio por milagre, escapa de todos os paredões durante mais de dois meses. Até que, finalmente na berlinda, é eliminado com alta rejeição do público.

O exemplo clássico desse tipo é Viih Tube, do BBB 21. Até a noite desta terça (28), parecia que Bruna Griphao se encaixava no mesmo figurino. Afinal, todas as enquetes apontavam que a atriz sairia com mais de 50% dos votos.

Não foi o que aconteceu. Bruna teve apenas 42,48%, enquanto seu pretendente Gabriel Santana, um dos caras mais boas-praças de toda a história do programa, recebeu espantosos 56,45%.

O boa-praça Gabriel Santana - Reprodução/Globo


O que foi que aconteceu? Como foi que todas as enquetes, apesar de não terem valor científico, erraram tanto?

Acontece que o BBB não é uma democracia convencional, onde cada pessoa tem direito a um voto. O programa permite que o espectador vote quantas vezes quiser, e de graça. Isso gera distorções: não é raro que o favorito do público em geral perca para o brother que tem a torcida mais apaixonada.

Ao longo desta terça, os perfis de Bruna Griphao nas redes sociais fizeram uma campanha intensa por ela, convocando os seguidores a votar em mutirão. Deu muito certo.

Bruna Griphao no BBB 23 - 30.jan.2023/Globoplay


Mas, afinal, o que explica o apelo de Bruna? Ela não tem uma narrativa de pessoa humilde, que veio de baixo e superou inúmeros obstáculos, como Thelma de Assis ou Juliette. Está mais para Arthur Aguiar: tem personalidade forte, comportamento polarizador e bastante carisma.

Bruna tem um jeitão de mulher bem mais velha, mas suas atitudes revelam a imaturidade de seus 24 anos. Cismou com Domitila e continua a empurrando ao paredão, apesar de a rival voltar todas as vezes —um sinal inequívoco de que tem bastante apoio aqui fora.

Este é outro erro clássico dos competidores do BBB: não sabem ler os recados que vêm do mundo exterior e seguem o coração na hora de votar.

Explosiva e impetuosa, Bruna Griphao é a antiplanta: é um animal, às vezes fofinho, muitas outras, perigoso. É o tipo de competidor de que todo reality de confinamento precisa, pois não tem medo de comprar brigas bobas.

A briga que se avizinha no horizonte é entre ela e Domitila. Pode ser o duelo definitivo desta edição. As enquetes online agora apontam a ex-miss Alemanha como a favorita do BBB 23. Mas essas pesquisas informais, como acabamos de comprovar mais uma vez, costumam errar feio.

Domitila Barros no BBB 23 - Reprodução