A Fazenda 12: Mariano tinha tudo para ser o campeão, menos a coragem de se expor
A apenas uma semana da grande final, sertanejo foi o eliminado desta quinta (10)
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Ao longo de sua primeira década no ar, os reality shows de confinamento costumavam dar a vitória a um mesmo tipo de participante: homem, branco, hétero, de classe média. O protagonista de uma narrativa de superação, mas sem maiores dramas. E um suposto “bom partido”, daqueles que incendeiam a imaginação da parcela feminina da audiência.
Claro que houve exceções a esse padrão, como Jean Wyllys no BBB 5 (2005). Mas até hoje há quem vote no moço bonito, no macho-alfa, no rapaz que qualquer sogra gostaria de ter como genro.
Em A Fazenda 12, ninguém se encaixou melhor neste perfil do que Mariano. Dono de uma bem-sucedida carreira como cantor sertanejo, ele ainda turbina a beleza física com uma aparente firmeza de caráter.
Ao longo desses três meses, o sul-mato-grossense não se envolveu em querelas desnecessárias. Tomou muito cuidado ao emitir qualquer opinião, por medo de ser mal interpretado e “cancelado”. E ainda engatou um namorico com Jakelyne Oliveira, um dos poucos romances dessa temporada em Itapecerica.
Também parecia contar com uma sólida base de apoio aqui fora. Seu fandom teria até soltado fogos quando ele escapou da eliminação, duas semanas atrás. Mas, no resultado final da roça desta quinta (10), Mariano conquistou apenas 24,91% dos votos. Lipe Ribeiro teve um pouco mais, 28,31%, e Jojo Todynho, bem mais –46,68%, o que sugere que ela estará na final.
O que foi que deu errado? Fossem outros os tempos, Mariano talvez tivesse chegado mais longe. Mas, em 2020, não basta ser o homem dos sonhos da sua mãe. No ambiente midiático de hoje, um peão precisa causar. Precisa gerar meme, se meter em confusão, se expor ao ridículo. Mariano fugiu de tudo isso, e o resultado é que agora ele está fora.
É uma linha fina, concordo. Quem errar a mão nas controvérsias também pode ser sumariamente defenestrado, como aconteceu com Cartolouco ou Luiza Ambiel. Poucos têm a habilidade natural de Jojo, que consegue armar os maiores barracos e, logo em seguida, nos inundar de ternura (e antes que me chamem de imparcial: sim, eu estou torcendo pela funkeira).
Conseguirá ela sobreviver a esta última semana, em que as roças devem acontecer dia sim, dia não? As enquetes apontam que sim, mas nunca se sabe.
Afinal, Mariano também parecia um forte concorrente, e terminou em oitavo lugar.
Erramos: o texto foi alterado
O cantor Mariano é sul-mato-grossense, e não mato-grossense. O texto foi corrigido