Tony Goes

Ana Paula Valadão demonstra ignorância e preconceito, e a internet reage

Cantora desinformou sobre a transmissão da Aids em programa gospel de TV

Ana Paula Valadão faz comentário homofóbico - Instagram/anapaulavaladao

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Vivemos um tempo de trevas. Apesar do conforto proporcionado pelos avanços tecnológico e do acesso à educação estar mais facilitado do que nunca, ainda há quem despreze a ciência em favor da crendice e do preconceito. O próprio presidente da República é um vetor de desinformação, ao recomendar um medicamento contra o novo coronavírus que não tem eficácia comprovada.

Ana Paula Valadão é outro. A pastora e cantora gospel já deu diversas declarações que podem ser consideradas homofóbicas ao longo de sua carreira. Alguns anos atrás, indignou-se com a campanha publicitária de uma loja de roupas que promovia uma coleção unissex. É este o nível de sua mentalidade.

Nesta sexta (11), Ana Paula voltou a proferir barbaridades. Durante um programa transmitido pela Rede Super, uma emissora evangélica online, ela disse que, tirando a heterossexualidade, “qualquer outra opção sexual é uma escolha do livre arbítrio”. É impressionante como ainda tem gente que insiste neste erro primário, apesar de homossexuais, bissexuais, transexuais e cientistas bradarem há décadas que ninguém escolhe por quem vai se sentir atraído. Quem defende que a sexualidade é mera questão de escolha deveria provar seu ponto e mudar de “opção” por uma noite, transando com alguém de seu mesmo sexo.

Pouco depois, Ana Paula Valadão soltou uma ainda pior: “tá aí a Aids para mostrar que a união sexual entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte”. Há quase 40 anos que a medicina sabe que o causador da síndrome da imunodeficiência adquirida é o HIV, um vírus que não escolhe suas vítimas. Se uma união sexual entre dois homens for monogâmica e ambos forem soronegativos, não há a menor chance de algum deles contrair uma doença sexualmente transmissível.

Mesmo assim, muitos religiosos citam até hoje a Aids, os terremotos e os furacões como castigos divinos aos gays ou a quem quer que desafie as supostas leis de Deus. Esquecem que enfermidades e desastres naturais afetam milhões de pessoas, independentemente da fé delas. Uma divindade que mata muitos inocentes para se vingar de uns poucos culpados é mais absurda do que os produtos milagrosos que alguns “apóstolos” vendem por aí.

O vídeo em que Ana Paula Valadão ostenta preconceito e ignorância viralizou neste sábado (12). Milhares de internautas reagiram com fúria, forçando a cantora-pastora a tornar exclusivo para seguidores pré-aprovados seu perfil no Twitter – onde, aliás, ela se autodenomina “cidadã brasileira e do céu”.

A Aliança Nacional LGBT+ já anunciou que irá processar Ana Paula, mas o castigo maior ainda está por vir. Imagine só a cara dela quando descobrir que não vai entrar no céu.