Sem Eliana, SBT terá o Programa da Patricia?
Fiquei feliz em saber que a emissora homenageou a apresentadora em despedida, coisa rara de acontecer na TV
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Não conheço Patricia Abravanel pessoalmente e não assisti a seu programa na TV o suficiente para avaliar seu desempenho como apresentadora. Tudo que sei sobre ela é o que é publicado.
Mas, sobre Eliana, tenho prazer de falar.
Eliana é uma vencedora. E mais, como bem definiu Celso Portiolli, ela é "danada". Entende tudo de sua profissão, domina a arte de ponta a ponta. Ao contrário dos apresentadores que chegam na produção sem saber nem o que vai ter no programa seguinte, Eliana sabe de tudo, participa de tudo. Sabe conduzir como ninguém o programa que leva seu nome.
Como empresária ela é ainda mais "danada". Sabe escolher os profissionais com quem trabalha e cuida de seu nome e de sua marca com maestria. Basta ver o impressionante número de produtos que já licenciou com seu nome. E isso sem falar de sua carreira como cantora e também no cinema.
Digo tudo isso porque conheço Eliana pessoalmente e já fiz alguns trabalhos para ela, como roteirista e criadora. Sempre tivemos uma relação de carinho, respeito e admiração. Fora da TV ela é ainda mais interessante, divertida, astuta, de personalidade forte e bem temperada. E, talvez ela nem saiba, mas fui uma das pessoas que ajudaram na criação do reality que ela fez para a Netflix, o "Ideias à venda", da produtora Floresta, na qual trabalhei escrevendo e desenvolvendo formatos.
Por isso, fiquei feliz saber que o SBT a homenageou em sua despedida, coisa rara de acontecer na TV. Em geral, quando um artista não renova o contrato ou vai para outra empresa, a emissora finge que nada aconteceu e até proíbe que se fale no assunto no ar. Achei honrado da parte do SBT de fazer uma festa.
Só que… fiquei muito curiosa para entender o tal "pedido de perdão" de Patricia Abravanel que teria levado Eliana às lágrimas. Perdão pelo quê? Patrícia fez alguma coisa contra Eliana? Algum comentário maldoso? Ou será que Patricia sentia inveja por Eliana ter um programa com seu nome, e ela, mesmo sendo filha de Silvio Santos, não ter?
Porque, olha, taí uma coisa que é motivo de muita briga na TV brasileira, o famoso sonho de ter "um programa com meu nome". Em todas as emissoras é assim. É um status muito grande ter um programa chamado "Show da Xuxa", "Planeta Xuxa", "Domingão do Faustão", "Caldeirão do Huck", "Programa do Jô". Até hoje é uma marca de prestígio ter na grade o "Conversa com Bial", "Que história é essa, Porchat?". ]
Tom Cavalcante, por exemplo, sempre bota "Tom" no nome de qualquer programa. Mesmo quem não está na TV sonha com isso, basta ver o tanto de produtores de conteúdo e influenciadores que fazem questão de colocar seu nome em tudo que fazem. É da natureza humana sonhar com seu nome estampado nas peça de divulgação, nas vinhetas, em todo lugar.
Vamos ver como ficará a edição final do último programa de Eliana no SBT. Se vão deixar o pedido de perdão, se vão cortar as lágrimas. Se vamos nos emocionar. Espero que a homenagem seja proporcional aos anos todos em que ela brilhou no SBT.
Desde já desejo toda sorte do mundo para essa danadinha da Eliana. E vamos ficar ligados para ver se ao final do seu contrato o SBT vai ter em sua grade o "Programa da Patricia".
Aguardemos o chá revelação.