Rosana Hermann
Descrição de chapéu Todas

A Globo vai promover ou esconder Davi Brito?

Campeão do BBB 24 tem perdido fãs sistematicamente no Instagram; veja quem tem ganhado

O campeão do BBB 24, Davi Brito - João Cotta/Globo

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Altas Horas do dia 27 de abril decepcionou muitos fãs de Davi Brito. Embora o programa tenha sido absolutamente maravilhoso, com Roupa Nova, Guilherme Arantes e um elenco estreladíssimo de cantores convidados, muitos seguidores do campeão do BBB 24 ficaram esperando, em vão, para ver a entrevista com o ídolo. A Globo teria desistido de apresentar a gravação com o baiano mais famoso do momento? A emissora estaria escondendo Davi?

A resposta para a primeira pergunta veio logo depois. Dieguinho Schueng, do UOL Splash, explicou que o programa foi adiado para o sábado, 4 de maio, como parte da estratégia de divulgação do documentário sobre o vencedor do reality, a ser lançado quatro dias depois. Nos comentários do vídeo de Dieguinho, no entanto, muitos posts afirmavam que não houve adiamento, que a entrevista com Davi sempre esteve agendada para sábado que vem.

A segunda pergunta também parece estar respondida: não, a Globo não está escondendo Davi, já que ele tem sido convidado para todos os programas da grade da emissora, inclusive o Domingão com Luciano Huck, quando Davi comentou que ficou bastante confuso com todas as mudanças que aconteceram em sua vida depois de sair da casa e, mais uma vez, deixou claro que não aprova a interferência das pessoas em sua vida pessoal.

O problema é que ninguém consegue segurar a opinião pública e o julgamento das pessoas. E isso não é minha opinião, mas um fato demonstrado por números. As pessoas reagem a tudo, a qualquer mudança. Basta Davi mudar seu status no Instagram para "estudante de medicina" que já vira notícia.

O assunto é levantado e já começam a discutir se ele vai mesmo seguir a carreira de médico ou se vai virar influenciador, produtor de conteúdo ou se vai dar curso para quem quer participar do Big Brother. A mudança que mais repercutiu, no entanto, foi em relação a Mani Reggo, que foi de esposa, para namorada que está conhecendo e, finalmente, para ex.

Vamos ver então o que está acontecendo com esses mais de 10 milhões de seguidores de Davi e os 6,5 milhões que seguem Mani, de acordo com a plataforma SocialBlade. Nas últimas duas semanas, Mani tem perdido seguidores. Mesmo assim, a média diária de novos fãs tem sido de 163 mil perfis em sua base, por dia. O crescimento dos seguidores de Davi, no entanto, caiu muito. Ele tem perdido fãs sistematicamente no Instagram. Hoje, a média diária ainda é positiva, de 63 mil novos seguidores diários, mas a tendência é de queda.

Só em termos de comparação, a ex de Buda, Camila Moura, também tem perdido seguidores continuamente. Na última semana, ela ficou todos os dias no vermelho, perdendo fãs —e a média de crescimento está em apenas mil seguidores por dia. Camila continua surfando sua onda de fama, lançando sua "série autobiográfica" em seu perfil no Instagram. É bom ela aproveitar bastante, porque segundo o SocialBlade, aquele "boom' de gente atrás da "ex-posa", passou.

E quem está em alta, então? Bem, Fernanda Bande e Pitel ainda devem apresentar crescimento de interesse com o lançamento do programa das duas no Multishow. Mas quem está sempre crescendo, na base do "devagar e sempre", é Beatriz Reis, hoje com 5,3 milhões de seguidores no Instagram.

No começo de abril, quando ainda estava na casa fazendo biquínis de fruta e levando advertências, ela teve alguns dias de queda. É curioso que Mani, ex-de Davi, tenha um milhão de seguidores a mais que ela. Mas o que conta é que Beatriz está em ascensão, numa média de 27 mil novos seguidores no Instagram por dia e tudo indica que vai crescer cada vez mais.

Com fila de anunciantes para fazer "publis" e possível projeto de ter seu próprio programa na Rede Globo, que envolve até disputa no Inpi pela patente da marca "Brasil do Brasil", Bia do Brás parece ter caído nas graças dos brasileiros e isso é exatamente o que a Globo precisa, o antídoto para curar sua imagem de elitista.

Claro que o movimento das pessoas pode alterar esses resultados. Por enquanto, o que os números mostram é que o campeão Davi ainda é gigante, mas mostra uma tendência de perder forças. E que Bia, que representa o sonho feminino de se tornar uma estrela global, está em plena ascensão.

E aí? Davi vai perder espaço? A Globo vai promovê-lo? Vai dar um programa para ele? Ou ele vai ser eclipsado por Beatriz, que nem mesmo ficou entre os finalistas?

A resposta depende dos fãs. É o interesse dos fãs que move as marcas, que movem as emissoras, que contratam os artistas. O futuro da Davi, portanto, depende menos da Globo e mais de seus fãs. Se eles realmente querem que a estrela de Davi brilhe, eles que lutem.