De babás a bebês, fãs seguem todo o clã de Virginia Fonseca
O sucesso da influencer se chama 'sensação de pertencimento'
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Virginia Fonseca tem mais fãs no TikTok que toda a população do Canadá. No Instagram, mais seguidores que o dobro de todos os habitantes do Chile. Para seus fãs Virginia não é apenas um continente, é o centro de um mundo, o Virginiaverso. E se algum infiel ousar criticá-la, receberá imediatamente o diagnóstico: É inveja!
Essas polarizações acontecem com muita frequência. Por exemplo, quando alguém toca no assunto "babá".
Quando teve seu primeiro bebê, a menina Maria Alice, Virginia anunciou que contrataria uma babá em regime "integral de trabalho", o que foi considerado por muitos como um tipo de "escravidão moderna". O tema passou a ser amplamente discutido em redes sociais, sites, blogs e vídeos. De um lado, a turma do "o dinheiro é dela, ela paga quem ela quiser" e "se a babá aceitou é problema dela" e, de outro, as colocações sobre "terceirização da maternidade" e exploração de funcionários.
E, de tanto fuçar, acabaram descobrindo que a babá tinha postado stories mostrando a bebê de meses tomando uma mamadeira. Bastou para que haters passassem a questionar se a menina estava sendo amamentada por Virginia. (Sim, o preço da superexposição é este, as pessoas se metem em cada detalhe da vida do ídolo. A babá teria apagado o video, a polêmica continuou. Meses depois, a babá foi dispensada e uma nova funcionária foi contratada, a Tia Renata.
Quando nasceu a caçula, Maria Flor, mais uma tia se juntou ao clã. São essas duas babás que estão acompanhando a família nas férias em Orlando neste momento, numa comitiva de dez pessoas.
Mais uma vez, as fotos postadas por Virginia, mostrando as babás voando de classe executiva, dividiram opiniões. Enquanto alguns fãs elogiaram o casal por "tratarem tão bem suas funcionárias", outros atentaram para o fato de que cuidar dos bebês o tempo todo durante a viagem não configura férias, mas trabalho em tempo integral.
Tudo isso, inclusive as polêmicas, faz parte do sucesso de Virginia, que posta todos os detalhes de sua vida de forma ininterrupta, hipnotizando sua audiência, que não se cansa de buscar mais e mais informações, seguindo qualquer pessoa que se relacione a Virgina.
O perfil das Marias, por exemplo, tem quase 8 milhões de seguidores. Entendo que a fofura das menininhas realmente cative as pessoas, mas como explicar que 3 milhões de pessoas sigam o perfil da mãe de Virginia, Margareth Serrão?
Por mais que Dona Margareth seja uma pessoa interessante, é difícil encarar que ela tenha um milhão de seguidores a mais que Caetano Veloso, um ídolo nacional há décadas. Mas os fãs querem ver outros ângulos da vida de Virginia e das Marias, postados por Dona Margareth.
A fome dos fãs não para por aí. Em 2021, uma coluna sobre famosos anunciou que o irmão de Virginia havia "largado o anonimato e se rendido à fama". Deve ter valido a pena, porque hoje o "famoso" William Gusmão tem quase 900 mil seguidores no Instagram, onde se anuncia como diretor financeiro de @virginia. Mais um pouco e ele passa a Fernanda Montenegro, que é seguida por 1 milhão.
Qual o segredo do sucesso de Virginia? Bem, ela tem a vida que todos os seus fãs queriam ter, vida que ela compartilha quase em tempo real. O sucesso de Virginia se chama sensação de pertencimento. Quando ela viaja, os fãs se sentem como se estivessem viajando junto. De carona, na vida de primeira classe da influenciadora de maior sucesso no Brasil.
Boa viagem a todos!