Para a Páscoa, aprenda receita de bacalhau cru: Simples, rápida e deliciosa
Série da Copa do Mundo prossegue no feriado da Semana Santa com Portugal
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Hoje prosseguimos com a série temática de receitas dos países que disputam a Copa do Mundo no Qatar, em novembro e dezembro. A seleção escolhida para esta semana é Portugal. E por que Portugal? Porque é Semana Santa, tempo de comer bacalhau.
Fui pedir uma receita para a queridíssima Rosa Brito, natural do Minho e dona de uma tasca muito lusitana na Vila Mariana (zona sul). O nome do boteco é Academia da Gula, mas todos os conhecem simplesmente como Bar da Rosa.
A receita que escolhi é a mais simples que se pode preparar com bacalhau. Não vai ao fogo e não precisa nem deixar o peixe de molho para hidratar e tirar o sal. Se você está lendo este texto na Sexta-Feira Santa e não tem nada engatilhado para comer, ainda dá tempo.
O nome do prato, atenção, é punhetas de bacalhau. Ok, pode parar de rir. Ele se chama assim porque o peixe é desmanchado na mão, no punho. Se não gosta do nome, chame de salada de bacalhau cru. As lascas de bacalhau são temperadas com cebola, azeite e salsinha. Estão prontas para serem comidas com pão, azeitonas portuguesas, mais azeite e uma taça de vinho branco. Ou de cerveja.
É tudo muito, muito fácil nesta receita, mas ela requer atenção em um ponto. O bacalhau precisa ser lavado três vezes ou mais antes de se misturar aos outros ingredientes. Nesse processo, você precisa verificar o ponto do sal: se estiver salgado demais, fica intragável; se escorreu mais sal do que deveria, fica sem graça. Prove o bacalhau a cada lavagem.
A cebola também vai crua nas punhetas. Não tenha medo. Para amansar a ação violenta da cebola crua, Rosa a submete a um processo que ela chama de macetar. Significa regar a cebola com vinagre, esfregá-la entre as palmas das mãos e lavá-la sob água corrente para eliminar os odores pungentes.
Semana que vem teremos uma receita da Sérvia, primeiro adversário do Brasil na Copa. Até lá.
PUNHETAS DE BACALHAU
Dificuldade: fácil
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
250 g de bacalhau salgado
1 cebola cortada em meia-lua, bem fininha
2 colheres (sopa) de vinagre
100 ml de azeite extravirgem
Salsinha picada a gosto
Azeitonas pretas e pão para servir