Arroz com curry é comida japonesa caseira, reconfortante e fácil de cozinhar
Kare raisu pode ser feito com boi, porco, frango ou sem nenhuma carne
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Nada mais equivocado do que achar que os japoneses almoçam sushi e jantam sashimi, todo dia e toda noite. O peixe cru é apenas um dos tipos de comida da variadíssima dieta nipônica, e costumam ser reservados para ocasiões um pouco mais formais.
Em casa, na rua, na correria rotineira, a comida do Japão é cheia de pratos de arroz, de macarrão, sopas, conservas, omeletes, grelhados e ensopados.
Dessas refeições cotidianas, talvez a mais reconfortante seja o kare raisu –jeito japonês de se falar "curry rice", arroz com curry. Trata-se de um ensopadão de legumes com carne (ou sem) temperado, logicamente, com curry.
O curry japonês é bastante diferente dos múltiplos curries da Tailândia e da Índia –esta, sua provável origem. As especiarias aparecem de forma bem mais discreta. O conjunto é sutilmente adocicado e totalmente equilibrado em aromas e sabores.
Em São Paulo e outras cidades com comunidades de origem nipônica, encontrar o preparado para o curry é tarefa fácil. Compram-se os tabletes –que lembram barras de chocolate– em lojas de produtos orientais e até mesmo em algumas redes de supermercado.
Dá para fazer com pó de curry e engrossar com maisena ou farinha, mas vai ficar algo totalmente diferente.
Ao escolher o curry, é importante procurar o nível de pimenta: ele vai do suave até o extrapicante. Eu prefiro o curry "medium hot", o segundo na ordem crescente de calor, que insinua o coice da pimenta sem causar sofrimento. Mas gosto é gosto.
Tabletes em mãos, o preparo é moleza. Você faz um rápido refogado com cebola e carne de boi, frango ou porco. Pode pular a carne se quiser, substituir por cogumelos. Ou por coisa nenhuma.
Aí acrescenta água, cenoura, batata e o cubo de curry.
O tempo de cozimento vai depender do tipo de carne escolhido –ou não. Um curry com músculo vai demorar muito mais a ficar pronto do que um com filé. Ambos ficam bons. O músculo é mais saboroso, mas carnes macias tornam o prepara mais prático.
Tudo cozido, caldo engrossado (os tabletes contêm amido), é só mandar bala.
O acompanhamento clássico é arroz. Idealmente, arroz japonês cozido ao modo japonês, sem temperos nem sal. Se não tiver ninguém olhando, pode aproveitar as sobras do arroz que acompanhou o feijão no almoço. Juro que não espalho.
KARE RAISU
Rendimento: 2 a 3 porções
Dificuldade: Fácil
Ingredientes
200 g de carne picada em cubinhos
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1 cebola grande ou 2 pequenas
½ cenoura picada
1 batata pequena ou ½ grande, picada
2 cubos (55 g) de curry japonês
Sal a gosto