Outro Canal
Descrição de chapéu Televisão

Mãe de Paulo Gustavo, Dona Déa Lúcia vira apresentadora e ganha programa na Globo

Especial Falas da Vida vai ao ar em outubro e terá parceira de Luciano Huck aos domingos na apresentação

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Déa Lucia: mãe de Paulo Gustavo vira apresentadora na Globo - Globo/Beatriz Damy

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Aracaju

Mãe do humorista Paulo Gustavo (1978-2021) e companheira de Luciano Huck no Domingão desde 2022, dona Déa Lucia completa 77 anos nesta terça (17) com uma boa notícia. Ela foi promovida para apresentadora na Globo.

Dona Déa será apresentadora do especial Falas da Vida, que faz parte do especial Falas, dedicado a comemorar e fazer o público pensar sobre datas importantes. A participação de Dona Déa já foi gravada.

Previsto para ser exibido no dia 8 de outubro, o programa marca a comemoração ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. A direção será de Patrícia Carvalho, com roteiro de Malu Vergueiro e produção de conteúdo de Ciça Guedes.

O especial tem como ponto de partida o mote "Envelhecer não é fácil, mas pode ser legal. Existe felicidade e produtividade na velhice!". Para tanto, a partir da ótica de etarismo, em especial aquele presente no mercado de trabalho, o programa apresenta situações comuns na vivência diária a que os idosos são expostos. Pessoas com mais de 60 e pessoas com menos idade participaram dos experimentos que foram divididos em três dimensões: preconceito, trabalho e família.

"Queremos mostrar para quem é jovem hoje, novas maneiras de envelhecer, desmistificar que a vida acaba aos 60. Ao contrário, ela recomeça com mais sabedoria, com mais experiência e principalmente, com menos ansiedade", define a diretora Patricia Carvalho, trazendo dados que explicam o recorte como fio para o processo criativo do programa.

Os experimentos do Falas da Vida foram apresentados por Cauê Fabiano. No primeiro deles, Cauê fala características e atributos para convidados que devem fazer um retrato falado – com a ajuda de inteligência artificial.

Ao final, assistimos o confronto expectativa x realidade. Como as informações dadas por ele são de pessoais reais, os participantes se espantam em perceber pré-conceitos estabelecidos e não condizentes aos perfis apresentados.

Já no segundo teste, jovens são convidados a montar seus times para uma competição com o tema fotografia. Sem que eles saibam nomes que são referências nesse mercado estarão entre os elegíveis e o público vai acompanhar se esses profissionais foram ou não escolhidos para compor as equipes.

O programa também conta com a participação de Olga Quiroga, nome significativo na luta pelos direitos dos idosos, especialmente por moradia e do estilista Espedito Celeiro. E, no último experimento, os atores Ary Fontoura e Lucio Mauro Filho encenam uma narrativa para tratar da relação familiar com uma mensagem de cuidado e inversão de papeis.

"As avós de hoje não se parecem com as "nossas" avós. No comportamento, na aparência, na vitalidade. Entendo que uma das missões do programa é questionar essa imagem que ainda mora no imaginário da maioria das pessoas. Tratamos sobre maturidade, experiência e, que não há tempo a perder com bobagens", encerra a roteirista Malu Vergueiro.