Miss Argentina 2024 perde título após falar mal da Miss Brasil em entrevista
Caso vem à tona pouco após viralizarem piadas de jornalistas do país sobre Fernanda Torres; Magalí Benejam também criticou o Miss Universo e questionou vitória da Dinamarca
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A rivalidade entre Brasil e Argentina chegou ao mundo miss dias após jornalistas do país vizinho fazerem piada do Globo de Ouro conquistado por Fernanda Torres. Em anúncio oficial, a organização do Miss Universo surpreendeu toda a comunidade dos concursos de beleza ao informar que a modelo Magalí Benejam, 30, foi destituida do título de Miss Argentina 2024.
A decisão extraordinária se deu após a publicação de uma entrevista, da agora ex-miss, ao youtuber latino King Lucho. Na ocasião, ela faz declarações polêmicas —que incluíram críticas à brasileira— sobre sua experiência na 73ª edição do mundial, que aconteceu em novembro passado, no México.
"Após uma revisão completa dos comentários públicos recentes feitos pela Miss Magali Benejam, e com base em nossos princípios fundamentais, decidimos retirar imediatamente o título de Miss Universo Argentina da Miss Benejam", inicia a nota, divulgada dias atrás.
"A decisão vem após consideração cuidadosa e se alinha com nosso compromisso de manter os mais altos padrões de conduta pessoal e profissional", afirma outro trecho.
Na entrevista, transmitida ao vivo em 19 de dezembro no YouTube, Magalí criticou duramente o formato do Miss Universo 2024, seus donos, e questionou a legitimidade do resultado final, que coroou a dinamarquesa Victoria Kjaer, 21. Quem também não saiu ilesa dos comentários da modelo foi a atual Miss Universe Brasil, a pernambucana Luana Cavalcante, 25.
Segundo Magalí, quando tentou se aproximar de Luana durante o confinamento, a brasileira não correspondeu positivamente. Ainda de acordo com ela, por conta do comportamento da miss, foi mais que justo a Miss Brasil não ter se classificado no concurso.
"Para mim, a brasileira ficou onde tinha que ficar. Você acredita que quatro vezes que fui falar com ela em português, pois eu falo português perfeito, e ela me respondeu em inglês", disse Magalí, em tom de indignação.
Entre outros pontos, a miss apontou que já suspeitava que a dinamarquesa venceria, pois tinha pelo menos três seguranças com ela durante os últimos dias da competição. A argentina acrescentou que sentiu os jurados da final confusos quando o Top 5 foi anunciado.
"Quando anunciaram o Top 5, vi os jurados se olhando de maneiras estranhas. Eles começaram a se olhar como se dissessem: 'Não foi isso que escolhemos, não foi isso que eu escolhi'. Foi assim que pareceu de fora e foi aí que eu disse: 'OK, isso está arranjado'. Sempre foi armado, todos os anos", disse.
Magalí foi a primeira Miss Universo Argentina a ser destituída do título na história do país. Ela foi eleita no concurso nacional em maio, representando a província de Córdoba, entre um grupo de 28 candidatas de todos os cantos do país. Ela é modelo, atriz e estudante de Astrologia e, em seu perfil nas redes sociais, possui mais de 70 mil seguidores.
No Miss Universo 2024, ela entrou no classificou a Argentina no cobiçado grupo de 12 semifinalistas. A Argentina venceu o Miss Universo apenas uma única vez, em 1962, com Norma Nolan.
Confira a entrevista completa: