Miss Teen Mundial 2024: Brasileira Wemily Ferreira é Top 10; Porto Rico vence concurso adolescente
Brasileira Wemily Ferreira, do Tocantins, fica entre as 10 semifinalistas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A adolescente de Porto Rico, Juliana Rivera Larsen, de apenas 17 anos, foi coroada na madrugada deste domingo (4) como a nova Miss Teen Mundial. A jovem deixou para trás outras 24 competidoras, na 10ª edição do concurso, que aconteceu em El Salvador. Juliana é a primeira representante de seu país a vencer o concurso internacional para adolescentes.
Em segundo lugar ficou a Miss Cuba, Jhoanna Uranga, seguida pela Miss Bahamas, Kailin Hanna, em terceiro. Em quarto e quinto lugares ficaram, respectivamente, as misses Panamá, Angelina Barria, e Paraguai, Neyde Saiz. A modelo brasileira Wemily Ferreira, do Tocantins, de 19 anos, entrou no grupo de 10 semifinalistas (Top 10) mas não avançou para o corte seguinte, de 5 finalistas.
Caso tivesse vencido, a jovem teria quebrado um jejum de 9 anos para o Brasil no concurso, uma vez que nossa única vitória foi em 2015, com a cearense Maria Eduarda Moreira. Nos últimos tempos, quem chegou mais perto dessa façanha foi a paulista Yasmin Teles, uma das três finalistas em 2021.
Natural de Araguaína (TO), onde vive com a família, Wemily foi selecionada para representar o Brasil no Miss Teen Mundial 2024 em maio passado, após a vencedora do Miss Brasil CNB Teen, a pernambucana Samyrah Mayara, renunciar ao título por motivos pessoais. Wemily foi a segunda colocada no nacional e prontamente assumiu o posto deixado pela ex-ganhadora.
Além de sua carreira como modelo, Wemily é estudante de Gestão de Mídias Digitais e possui uma forte presença nas redes sociais, com mais de 1,1 milhão de seguidores, onde compartilha vídeos de beleza.
O Miss Teen Mundial é visto como um intercâmbio cultural entre adolescentes. O concurso busca uma jovem para ser uma porta-voz de sua geração, com boa comunicação e carisma, além da beleza. Durante o confinamento, as jovens participam de uma série de compromissos e etapas preliminares, que avaliam seus desempenhos valendo pontos classificatórios. O esquema é o mesmo dos concursos formatados para misses adultas, sob a regra principal de que tenham entre 14 e 19 anos.
A competição anual tem sua organização sediada em El Salvador, comandada pelo empresário Francisco Cortez, que também realiza o Miss Mesoamerica Internacional e o Concurso Nacional de Beleza de El Salvador.