De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Mãe de gêmeas é 1ª mulher acima dos 40 classificada para etapa brasileira do Miss Universo

Lulu Oliveira vai defender o Mato Grosso do Sul no Miss Universe Brasil 2024: 'Não entrei para competir por cota, vou lutar de igual para igual', afirma

Ícone fechar

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

A Miss Universe Mato Grosso do Sul 2024, Lulu de Oliveira (ou Lulu Balloon) - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Após fazer história ao tornar-se a primeira brasileira com mais de 40 anos a concorrer em uma das seletivas estaduais do Miss Universe Brasil, Lulu Oliveira, 41, está de volta com outro marco. Um passo adiante, a decoradora de festas foi anunciada oficialmente como a representante do Mato Grosso do Sul na tão desejada etapa nacional, que garante vaga para o Miss Universo 2024.

"Não existe idade limite para realizar o seu sonho e nunca é tarde demais para começar a viver uma vida nova. Quebrar barreiras do dia a dia e atingir o sucesso não é tarefa fácil", disse ela sobre esse novo momento, em conversa com "De Faixa a Coroa".

Casada e mãe de duas gêmeas de 19 anos, Lulu já acumula a vivência em dois concursos e quatro títulos de miss no currículo. O mais recente foi em março passado, quando ela defendeu a cidade de Juruaia, onde vive parte de sua família, no Miss Universe Minas Gerais. Além disso, no final de 2023 venceu na Costa Rica o título de Reina Internacional de Los Mares y del Turismo, na categoria para mulheres entre 40 e 49 anos.

Seu desejo nessa jornada é mostrar para outras mulheres que beleza é uma questão de atitude e não de juventude. Por isso, no Miss Brasil que acontece em setembro, ela não quer que as pessoas olhem para ela como uma competidora neutra ou "café com leite".

"O meu maior desafio é sobre me superar, não entrei neste concurso para competir por cota. Entrei para concorrer de igual para igual. Vou dar o meu máximo e, para isso, comunicação, passarela e, principalmente, estratégia têm sido muito trabalhadas com meu preparador", revela ela, sobre seus planos para o nacional.

"É um concurso de beleza, e a juventude é uma maravilhosa fase da beleza estética. Mas entendendo que uma miss vai além disso, porque agrega um forte poder intelectual e de representatividade. Acredito que meus pontos fortes podem me levar a um ótimo resultado na competição. Não é sobre a idade, é sobre vontade. Se mais mulheres pensarem assim, com certeza minha jornada no mundo miss terá superado minhas expectativas iniciais.".

Vale lembrar que a candidatura de Lulu no concurso só foi possível após a mudança da regra de idade anunciada em setembro passado pela organização do Miss Universo. Ela prega o fim dos limites de idade para participar do concurso. A novidade é histórica, uma vez que isso nunca havia ocorrido em mais de 70 anos de existência da competição, criada em 1952, e passou a valer a partir de janeiro de 2024.

Antes disso, só podiam estar na competição misses entre 18 e 28 anos. Recentemente o mundial também liberou a participação de mães e mulheres casadas ou divorciadas.

1.500 Km no Mato Grosso do Sul

Apesar de ser nascida em Santo André (SP), Lulu possui raízes e residência em Rio Brilhante, a 160 km de Campo Grande, capital sul-matogrossense, o que lhe garantiu a faixa e coroa do estado. Ela também possui residência na cidade paulista de Atibaia, onde atua ao lado do marido como empresária. "Ainda tenho família em Juruaia, em Minas Gerais, por isso competi no estadual em março passado. Foi uma experiência importante, mas agora sei que a responsabilidade é bem maior", explica.

Segundo Lulu, antes de ser coroada ela fez um tour pelo Mato Grosso do Sul, passando por sete cidades onde fez fotos para promover não só a sua candidatura, mas também as belezas do estado. Entre as localidades estão: Campo Grande, Corumbá, Bodoquena, Bonito, Dourados, Rio Brilhante e Ponta Porã.

Considerada uma das musas do pin-up brasileiro, Lulu é apaixonada por esse universo, que consagra a cultura e moda dos anos 1940 e 1950, e tudo que tenha relação com ele, como os concursos de beleza. Com uma de suas paixões é ser designer de balões, ela adotar o nome pin-up de Lulu Balloon.

Além de nuances retrô clássicas, entre as características de mulheres pin-up estão: cabelo vintage, boca com batom vermelho e uma postura provocante. Exemplos de famosas simpáticas às informações de moda do movimento são as cantoras americanas Gwen Stefani e Katy Perry, assim como as brasileiras Pitty e Rita Von Hunty, que é YouTuber.

"Quando tudo começou, era apenas sobre me desafiar. Hoje percebo que não só quebramos barreiras, mas também criamos um espaço mais inclusivo. Essa mudança contribui para uma sociedade que valoriza a diversidade e a experiência. Gostaria que, a partir da minha jornada, outras mulheres saíssem da sua zona de conforto e entendessem que não se trata apenas do mundo miss ou do universo pin-up, mas sim de ser o que a gente quiser ser", finaliza.