Série biográfica sobre Sócrates é anunciada pelo GloboPlay
Documentário tem direção de Walter Salles Jr. e está previsto para 2024
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Entre os anúncios feitos pelo Grupo Globo na Rio2C, evento que reúne profissionais do audiovisual, está "Sócrates Brasileiro", documentário de Walter Salles Júnior que começou a ser filmado no ano passado.
Em quatro episódios, a produção traz depoimentos de familiares e amigos como os jornalistas Juca Kfouri, colunista da Folha, e José Trajano, além de Walter Casagrande Jr., seu principal parceiro em campo, pela camisa do Corinthians, e de valores ideológicos que fizeram dos dois os mais conhecidos representantes da Democracia Corintiana.
Criado dentro do Corinthians no início dos anos 1980, o movimento ultrapassou as linhas dos vestiários e estádios de futebol, abastecendo mobilizações maiores, como as Diretas Já, que pediam a volta do direito ao voto para presidente da República durante o governo do general João Figueiredo.
A série mapeia a história do paraense que cresceu em Ribeirão Preto e se formou em medicina, destacando-se como ídolo da uma das maiores torcidas do Brasil e como ativista político. Salles focaliza ainda o legado deixado pelo atleta, que morreu em consequência do alcoolismo, em 2011, aos 57 anos.
No ano passado, a consagrada premiação Bola de Ouro, promovida pela revista francesa France Football, criou a categoria Sócrates, assim batizada para contemplar atletas que se mobilizam por questões sociais. A primeira edição foi apresentada por Raí, um de seus cinco irmãos, que seguiu seus passos no futebol e no ativismo pela democracia.