Roberto Kovalick conta à coluna como se prepara para a São Silvestre
Rotina rende série para o Hora 1, apresentado por ele, que relata todos os planos para fazer da maratona uma reportagem
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Jornalista que no Carnaval interrompeu uma viagem a lazer com a família para reportar toda a tragédia que se abateu sobre o litoral norte de São Paulo, Roberto Kovalick não abandona o ofício em qualquer que seja a circunstância. A missão da vez, ainda bem, é notícia boa: o apresentador do Hora 1 inicia agora uma maratona para participar de outra maratona, a São Silvestre, tradicionalmente realizada no último dia do ano.
O desafio não é obra de bastidores --ou não apenas. A preparação de quem sai do zero para encarar dez meses de intenso treino renderá uma série para o Hora 1, telejornal que normalmente reflete outra corrida do brasileiro, aquela do dia a dia, em busca de informações sobre trânsito, transporte, meteorologia e outras paradas.
A partir desta segunda-feira (13), o Hora 1 passa a exibir também o corre de Kovalick na série Correndo com o Hora 1, em que o jornalista apresenta sua nova rotina de treinos e a bateria de exames a que se submeteu para tanto.
"Comecei há um mês, mas interrompi por causa da cobertura das enchentes no Litoral Norte de São Paulo. Eu até corri no sábado de manhã. De noite, o temporal inundou minha casa e fui trabalhar", contou ele à coluna.
Além de mostrar a sua preparação, o quadro, que irá começar com uma série de seis episódios diários e consecutivos, tem como objetivo trazer dicas e informações importantes para quem quer começar a correr de forma saudável e segura, e para quem depende do SUS, por exemplo. Kovalick ouviu especialistas como cardiologista, ortopedista, fisiologista, nutricionista e treinador de corrida.
Após a série, o ‘Hora 1’ também vai exibir semanalmente, às quartas-feiras, reportagens mostrando a rotina de treinamentos do apresentador, além de matérias especiais com personagens que mudaram de vida com a corrida, novas orientações médicas, receitas de comida saudável para corredores e dicas de atletas.
Mas a que horas esse atleta treina? Para entrar no ar às 4h da manhã, quando ainda está escuro e boa parte do país ainda dorme, Kovalick dorme às 15h, praticamente trocando o dia pela noite. "Corro às 8h", ele disse. "Saio da Globo, depois da apresentação do jornal, levo minha filha na escola e vou correr."
O exercício normalmente é feito no Parque Ibirapuera, "para já ter a sensação de corrida de rua", ele explica.
Além do treino para correr, Kovalick pretende reportar a sensação da experiência durante a corrida, mas ainda não sabe como fará para correr e falar, sem prejuízo para o preparo físico.
"Também estou treinando para isso (risos). A ideia é essa. Correr e tentar falar coisas minimamente lúcidas e inteligíveis. Já marquei uma corrida com o Marcelo Pereira, que apresenta a previsão do tempo, e planejamos tagarelar o tempo todo. Será parte do treinamento."
Foi a partir de uma brincadeira com Alessandro Jodar, que apresenta o quadro de esportes no Hora 1, no dia 31 de dezembro de 2022, que o projeto nasceu. "Estávamos comentando sobre resoluções de Ano Novo. Como logo iríamos chamar a cobertura da São Silvestre, resolvi na hora dizer que essa era minha resolução."
Jodar e a produtora do Esporte Erica Hideshima levaram a história a sério. "Terminado o programa, eles apresentaram o projeto. No início achei que era uma completa loucura. Mas diante dos argumentos de que o quadro iria inspirar milhões de pessoas a correrem e a terem uma vida mais saudável, acabei topando. A ideia não é só mostrar a minha preparação. Esse é só o fio condutor. A ideia é levar informação prática para quem também quiser se desafiar com segurança e adotar hábitos saudáveis, tanto no esporte quanto na alimentação."
Kovalick ainda não sabe se poderá levar uma câmera no corpo, "mas estamos planejando". "Assim como na minha preparação física, temos 10 meses. A ideia, sim, é levar uma câmera e registrar cada momento, cada dor, cansaço e, se Deus quiser, a chegada depois de 15 quilômetros."
O novo quadro também terá distribuição multiplataforma no G1 e no canal do G1 pelo YouTube. No portal, os conteúdos serão publicados na editoria de Saúde, com atualizações dos treinos e dicas exclusivas para quem deseja fazer como ele e começar a correr.
O que despertou nele a vontade de se colocar nesse desafio?