Carnaval 2023: Globo perde audiência em relação a 2022 em SP
No Rio, placar cresceu; nas duas regiões, desfiles elevaram índices em relação às últimas semanas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A audiência da Globo cresceu 33% com a transmissão dos desfiles de escola de samba de São Paulo em comparação com o mesmo horário nas quatro semanas anteriores, mas esse público foi menor que em 2022. Neste ano em que Rodrigo Bocardi assumiu o bastão de Chico Pinheiro, ao lado de Aline Midlej, a emissora marcou 8 pontos de audiência no primeiro dia do Grupo Especial, com 35% de participação (share) entre as TVs ligadas e também 8 no segundo dia, com 33% de share.
Em 2022, com o Carnaval em abril, fora de época em função da pandemia, a emissora também marcou 8 pontos no primeiro dia, mas foi a 9,4 no segundo dia de desfiles em São Paulo. Em 2021 não houve Carnaval, e em 2020, último ano em que a folia ocorreu dentro do período normal, como agora, o placar foi de 10,6 e 11,3 pontos.
Mesmo que 1 ponto de audiência neste ano represente 919 pessoas a mais que em 2022, é possível dizer que houve uma queda de público pela média da madrugada de sábado para domingo.
Mas no que diz respeito ao contexto atual, o desfile na madrugada de sexta para sábado elevou a faixa do horário para 7 pontos e 34% de share, recorde do horário desde 07/10/2022.
No sábado, foi a maior audiência e share da faixa da madrugada aos sábados (7 pontos 34% share) desde 31/12/2022. Desconsiderando o Ano Novo, a faixa obteve a maior audiência desde 17/09/2022.
A apuração, na tarde de terça, entre as 15h56 e as 18h07, que consagrou a Mocidade Alegre como Campeã do Carnaval de SP, registrou 17 pontos e 33% share, um crescimento de 13% no comparativo com a média da faixa das quatro terças-feiras anteriores.
RIO DE JANEIRO
No Rio, a Globo cresceu 67% no primeiro dia de desfiles, de novo tomando o horário das quatro semanas anteriores como parâmetro, e marcou 15 pontos de média e 53% de share. No segundo dia, o crescimento foi de 89%, com audiência de 17 pontos e 59% share.
No ano passado, o saldo foi de 16 pontos no primeiro dia de Grupo Especial, uma sexta-feira, excepcionalmente por causa da troca de calendário motivada pela pandemia, e 14 pontos no segundo dia.
O desfile de domingo rendeu a maior audiência e share da faixa da madrugada aos domingos, com 13 pontos de média e 56% share, desde o último desfile de Carnaval nesse dia da semana, 23/02/2020. A segunda também obteve a maior audiência e share da faixa da madrugada aos domingos, com 15 pontos e 63% de share desde o Carnaval de 2020.
NA RUA
O Glô na Rua, novo programa exibido entre sábado e terça-feira nas tardes da TV Globo, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, registrou excelente performance na comparação entre o primeiro e o último dia, crescendo ao longo dos dias de exibição.
Em São Paulo, foram 13 pontos de média e 27% de share. No Rio, foram 15 pontos na terça-feira, 5 a mais que a estreia.
Cada ponto corresponde este ano a 206.674 indivíduos na Grande São Paulo e a 125.405 na Grande Rio, segundo dados da Kantar Ibope Media.