Zapping - Cristina Padiglione

Carnaval 2023: Globo perde audiência em relação a 2022 em SP

No Rio, placar cresceu; nas duas regiões, desfiles elevaram índices em relação às últimas semanas

Imagem da segunda noite de desfile das escolas de samba de São Paulo, quando passaram pelo sambódromo as escolas Estrela do Terceiro Milênio, Acadêmicos do Tucuruvi, Mancha Verde, Império de Casa Verde, Mocidade Alegre, Águia de Ouro e Dragões da Real - Mariana Pekin/UOL

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A audiência da Globo cresceu 33% com a transmissão dos desfiles de escola de samba de São Paulo em comparação com o mesmo horário nas quatro semanas anteriores, mas esse público foi menor que em 2022. Neste ano em que Rodrigo Bocardi assumiu o bastão de Chico Pinheiro, ao lado de Aline Midlej, a emissora marcou 8 pontos de audiência no primeiro dia do Grupo Especial, com 35% de participação (share) entre as TVs ligadas e também 8 no segundo dia, com 33% de share.

Em 2022, com o Carnaval em abril, fora de época em função da pandemia, a emissora também marcou 8 pontos no primeiro dia, mas foi a 9,4 no segundo dia de desfiles em São Paulo. Em 2021 não houve Carnaval, e em 2020, último ano em que a folia ocorreu dentro do período normal, como agora, o placar foi de 10,6 e 11,3 pontos.

Mesmo que 1 ponto de audiência neste ano represente 919 pessoas a mais que em 2022, é possível dizer que houve uma queda de público pela média da madrugada de sábado para domingo.

Mas no que diz respeito ao contexto atual, o desfile na madrugada de sexta para sábado elevou a faixa do horário para 7 pontos e 34% de share, recorde do horário desde 07/10/2022.

No sábado, foi a maior audiência e share da faixa da madrugada aos sábados (7 pontos 34% share) desde 31/12/2022. Desconsiderando o Ano Novo, a faixa obteve a maior audiência desde 17/09/2022.

A apuração, na tarde de terça, entre as 15h56 e as 18h07, que consagrou a Mocidade Alegre como Campeã do Carnaval de SP, registrou 17 pontos e 33% share, um crescimento de 13% no comparativo com a média da faixa das quatro terças-feiras anteriores.

RIO DE JANEIRO

No Rio, a Globo cresceu 67% no primeiro dia de desfiles, de novo tomando o horário das quatro semanas anteriores como parâmetro, e marcou 15 pontos de média e 53% de share. No segundo dia, o crescimento foi de 89%, com audiência de 17 pontos e 59% share.

No ano passado, o saldo foi de 16 pontos no primeiro dia de Grupo Especial, uma sexta-feira, excepcionalmente por causa da troca de calendário motivada pela pandemia, e 14 pontos no segundo dia.

O desfile de domingo rendeu a maior audiência e share da faixa da madrugada aos domingos, com 13 pontos de média e 56% share, desde o último desfile de Carnaval nesse dia da semana, 23/02/2020. A segunda também obteve a maior audiência e share da faixa da madrugada aos domingos, com 15 pontos e 63% de share desde o Carnaval de 2020.

NA RUA

O Glô na Rua, novo programa exibido entre sábado e terça-feira nas tardes da TV Globo, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, registrou excelente performance na comparação entre o primeiro e o último dia, crescendo ao longo dos dias de exibição.

Em São Paulo, foram 13 pontos de média e 27% de share. No Rio, foram 15 pontos na terça-feira, 5 a mais que a estreia.

Cada ponto corresponde este ano a 206.674 indivíduos na Grande São Paulo e a 125.405 na Grande Rio, segundo dados da Kantar Ibope Media.