Zapping - Cristina Padiglione

Globo e TV Cultura anunciam homenagens a Pelé na programação

Esporte Espetacular revisita cenas da trajetória do Rei; Fantástico traz crônica de Bial

O documentário 'Pelé Eterno' estará no Canal Brasil, na Globo, SporTV e GloboPlay - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A televisão segue homenageando Pelé por todas as telas, da TV aberta ao streaming. Além da programação especial anunciada pelo Canal Brasil, que revisita documentários sobre o Rei, o Sportv também exibiu "Pelé Eterno", filme de Aníbal Massaíni que reúne depoimentos do biografado e de quem o conheceu bem. O título também será visto na Globo, domingo, dia 1º, após o Fantástico, e está disponível no GloboPlay.

No domingo, dia 1º, antes que as atenções sobre a posse de Lula dominem a programação da TV aberta e dos canais de notícias, o Esporte Espetacular mostra a importância de Pelé para o futebol e como o mundo acompanhou apreensivo o noticiário da internação nas últimas semanas, em razão do câncer de cólon enfrentado pelo Rei, inclusive na Argentina.

O programa resgata uma reportagem feita pela Globo em 1980, para celebrar os 10 anos do tricampeonato mundial, com o menino Darlan Angelo de Oliveira, nascido no dia da conquista, em 1970. O garoto foi ao México junto com Pelé. Agora, o homem de 52 anos irá rever este material especial.

Na sequência, já intercalando cenas de Brasília, a Temperatura Máxima traz o filme "Pelé: o Nascimento de Uma Lenda", que narra sua trajetória profissional desde a infância, no interior de Minas Gerais, até brilhar na campanha do título da Copa do Mundo de 1958. Lançado em 2017, o longa é dirigido pelos irmãos americanos Michael e Jeff Zimbalist. No elenco, nomes como Leonardo Lima Carvalho, Kevin de Paula, Seu Jorge e Mariana Nunes.

À noite, o primeiro Fantástico de 2023 será todo composto pela repercussão sobre a partida de Pelé e a posse do novo presidente. Sobre o Rei, teremos Pedro Bial lendo crônica feita em homenagem ao Rei.

NA CULTURA

Nesta sexta (30), a partir das 23h, a Cultura reprisa o Repórter Especial – Pelé 80 anos, recordando os principais marcos da trajetória do atleta. Entre eles estão o primeiro salário, os desafios técnicos em campo, acidentes, o gol de número mil e sua experiência nos Estados Unidos.

A entrevista do atleta ao repórter Helvidio Mattos, no Grandes Momentos do Esporte, também será rememorada. A primeira parte vai ao ar no sábado (31), às 14h15, e a segunda, na segunda-feira (2), às 20h, reservando ainda uma última parte para a quarta (4/1), também às 20h.

No domingo (1º), a emissora reapresenta o ótimo programa Vox Populi, edição em que Pelé, em 1977, enfrentou com maestria perguntas do público e de figuras conhecidas, como Modesto Roma Júnior (ex-presidente do Santos), sobre racismo, política e futebol. Na edição, ele também fala sobre sua infância, os altos e baixos da carreira, a suposta "bronca" pelo Corinthians, os anos no Santos, a ida a Nova York e outras histórias. Vai ao ar a partir das 23h.

Na segunda-feira, quando será iniciado o velório do Rei, em Santos, todas as TVs abertas e canais pagos de notícia e esportes estarão preparados para transmitir cenas em tempo real e em seus noticiários.