Zapping - Cristina Padiglione

Apesar do anticlímax, abertura da Copa mais que duplica audiência da Globo

Cerimônia e jogo de abertura renderam mais que o dobro da audiência alcançada habitualmente

Quatar enfrenta o Equador na Copa de 2022 no estádio Al Bayt - REUTERS/Fabrizio Bensch

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Apesar da falta de entusiasmo com esta Copa do Mundo e dos protestos contra a realização do mundial em um país machista e autoritário, a abertura do evento teve uma transmissão rentável para a Globo.

Durante o jogo inaugural do mundial, neste domingo, 20, a audiência da única emissora de TV aberta brasileira a transmitir o torneio alcançou média de 26 pontos no Painel Nacional de TV (PNT), que mensura as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país.

Isso representa 15 pontos a mais, ou um crescimento de 136% em relação à faixa horária, com base na média da audiência do horário durante as quatro semanas anteriores ao evento.

Na Grande São Paulo, foram 27 pontos, crescimento de 170%, ou de 17 pontos a mais do que o horário vem alcançando nas últimas quatro semanas.

No Rio, a audiência foi de 25 pontos, aumento de 108%, ou de 13 pontos acima do habitual no atual contexto, sob os mesmos parâmetros citados para a comparação no PNT.

Já a cerimônia de abertura, exibida das 11h31 às 12h11, fez 20 pontos em São Paulo, 17 pontos no Rio e 18 no PNT.

Segundo dados da Kantar Ibope Media, cada ponto corresponde em 2021 a 205.755 espectadores na Grande São Paulo, a 124.692 no Rio e a 713.821 no PNT.