'Pantanal': José Leôncio incentiva competição entre os filhos
Patriarca propõe que Zé Lucas, Tadeu e Jove disputem a herança pela sela de prata do velho Joventino
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Escrita por Bruno Luperi, com base na obra do avô, Benedito Ruy Barbosa, "Pantanal" segue sua toada na valorização de conflitos familiares, sem perder a atenção da audiência --muito pelo contrário-- e o encanto trazido pela fotografia. Na sexta-feira (3), a novela alcançou seu melhor placar de uma sexta na Grande São Paulo, ao bater nos 31 pontos de média e ser sintonizada por 48% dos televisores ligados.
Em cenas previstas para irem ao ar a partir desta quarta-feira (8), José Leôncio (Marcos Palmeira) vai incentivar uma disputa entre os filhos Jove (Jesuita Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas de Nada (Irandhir Santos).
Tudo começa com o aniversário de Jove. Filó (Dira Paes) quer fazer uma festa para celebrar a data e Irma (Camila Morgado) vai avisar José Leôncio, que faz pouco caso da ocasião. Jove ouve e fica chateado, diz que não precisa de festa nenhuma. Ele desabafa com a tia, dizendo que o pai nunca fez questão de procurá-lo em todos os outros aniversários e se mostra magoado.
Irma volta a conversar com José Leôncio, relata a mágoa de Jove e sugere ao ex-cunhado que ele ofereça ao filho a sela de prata do velho Joventino. Ele parece concordar --só que não.
Vem a festa surpresa para Jove, e quando o clima está ótimo, José Leôncio pede que Tadeu pegue a sela de prata. Suspense. A essa altura, o patriarca já bebeu e Filó se mostra apreensiva.
José Leôncio então começa um discurso bem sincero de como o filho mudou desde que chegou por ali. Lembra que Jove renegou a sela, oferecida por ele nas primeiras horas que esteve de volta ao Pantanal, e finaliza, para a surpresa de todos, dizendo que os netos do velho Joventino deverão agora disputar a sela que era dele.
"Esta sela, que foi do maior peão que conheci em toda minha vida, vai ficá com aquele que vencê os ôtro dois numa raia! Que vai sê disputada numa festa de santo, ou, quem sabe, numa cavalhada, como os antigo fazia", diz José Leôncio, para a alegria de Tadeu e José Lucas. Os presentes vibram com a notícia, menos Irma, que fica perplexa. E Jove, que não se deixa levar pela emoção.
O filho dito legítimo tenta parecer não se importar. Mais tarde, longe dos olhares alheios, diz a Juma (Alanis Guillen) que se ele não quis a sela quando foi ofertada a ele, por que haveria de querer agora, se digladiando com seus irmãos?