'Pantanal': Globo resgata as cenas do 'próximo capítulo'
Bloco que antecipava episódio seguinte da novela foi suspenso há décadas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Há pelo menos duas décadas fora de cena, as clássicas "cenas do próximo capítulo" foram resgatadas pela Globo neste terceiro episódio de "Pantanal". Tratadas apenas como "próximo capítulo", as imagens entraram no ar ao fim do último bloco da novela criada por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi, neto do dramaturgo.
Dos anos 1970 ao fim dos anos 1990, a Globo tradicionalmente trazia as pistas sobre o episódio seguinte logo após o último intervalo comercial de suas novelas. Assim, no penúltimo bloco, em vez de avisar na legenda "estamos apresentando", vinha o aviso: "A seguir, cenas do próximo capítulo". As demais emissoras copiavam esse modelo.
A estratégia foi derrubada porque muita gente, sabendo que não encontraria na sequência a continuação para o suspense daquele bloco, já mudava de canal ou desligava a TV. Passou-se então a adotar a emenda de um programa no outro, sem intervalo e nada de chamada para a novela do dia seguinte.
Agora, no entanto, o aviso "Próximo Capítulo" vem no mesmo bloco da cena final do episódio, e o resgate dessa estratégia acontece pelo mesmo motivo que extinguiu o aviso das "cenas do próximo capítulo": audiência. A proposta desse retorno é aguçar a curiosidade do público para o dia seguinte.
AUDIÊNCIA
"Pantanal" manteve no seu segundo capítulo o saldo de 27 pontos superados na estreia, mesmo indo ao ar a partir das 22h30, quando deveria estar terminando. Os números da prévia de audiência desta quarta (30) apontam para uma queda nos níveis da novela anterior, "Um Lugar ao Sol". Os dados consolidados serão anunciados nesta quinta (31).
Os dados são da Grande São Paulo, onde cada ponto equivale a 205.755 telespectadores.