Zapping - Cristina Padiglione

'O Zoológico' chega à 5ª temporada no Animal Planet

Novos episódios mostram partos, cirurgias e cuidados a animais com Covid

Felino no Zoológico do Bronx, na 5ª temporada de 'O Zoológico' - Aaron Lehman/Animal Planet

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Campinas

O Zoológico do Bronx, localizado em Nova York, nos Estados Unidos, passou meses fechado ao público devido às restrições da pandemia de Covid-19. Mas nos bastidores, o trabalho nunca parou — durante a quarentena, os mais de 530 funcionários seguiram cuidando dos 6 mil animais abrigados no parque.

Os bastidores desse período serão exibidos na 5ª temporada de "O Zoológico" ("The Zoo"), que chega ao canal pago Animal Planet e ao ​serviço de streaming da Discovery, o Discovery+, em 29 de janeiro, às 18h10.

Os novos episódios trazem cenas exclusivas das dependências do maior zoológico urbano dos EUA durante a pandemia, com imagens de bastidores do nascimento de animais e diagnóstico de infecção por coronavírus, entre outras curiosidades.

O primeiro episódio mostra uma cirurgia ortopédica realizada em uma filhote de bisão que nasceu com deformidade na pata. Ainda na estreia, o zoológico registra a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em animais no país: Nadia, uma tigresa malaia, foi diagnosticada com o vírus. Depois dela, outros quatro tigres e três leões também contraíram o novo coronavírus.

A maioria deles desenvolveu tosse e a hipótese principal é de que funcionários assintomáticos tenham transmitido a doença — o que prova que grandes felinos são vulneráveis ao contágio.

Além dos cuidados diários aos animais, os profissionais do zoológico se dedicam a pesquisas e à reprodução em cativeiro das espécies. A rotina é mostrada de perto pela série em episódios de cerca de uma hora cada, que registram o trabalho dos profissionais durante a suspensão da visitação em decorrência da pandemia e da descoberta do contágio em animais.

Com mais de 100 hectares, a área abriga aves, répteis, mamíferos, peixes e anfíbios das mais variadas e exóticas espécies, ultrapassando 6 mil animais, ao todo. No parque, eles vivem em recintos que reproduzem seus habitats de origem.

Para manter os biomas funcionando nas condições ideais, o zoológico conta com uma equipe formada por mais de 530 funcionários, entre veterinários e tratadores.