HBO contrata mais uma autora que deixou a Globo
Patrícia Andrade passa a supervisionar séries para o streaming da empresa
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Roteirista que assina filmes como "Dois Filhos de Francisco", "Nise - O Coração da Loucura", "Gonzaga - De Pai para Filho" e "Entre Irmãs", além de episódios da série "Por Toda a Minha Vida", da TV Globo, Patrícia Andrade foi confirmada nesta terça-feira (9) como a nova roteirista da HBO Max, onde será responsável pela supervisão de novas séries para a plataforma de streaming.
Pan, como é carinhosamente tratada desde os tempos em que trabalhava como colunista do jornal O Globo --ela assinava com Patrícia Kogut a coluna de TV do diário--, será responsável pela supervisão, apresentação e desenvolvimento de projetos originais na nova casa.
A contratação de Pan reforça um novo modelo de negócio no mercado de audiovisual. Enquanto a Globo enxuga seus quadros de criadores, as empresas de streaming tratam de assegurar exclusividade sobre um time de profissionais que lhes assegure bons projetos originais.
Embora Netflix, Amazon Prime Video e a própria WarnerMedia só realizem produções em parceria com produtoras independentes, a presença de autores e diretores no time dessas empresas garante uma curadoria sobre os milhares de projetos despejados nas caixas de e-mail dos serviços de streaming.
E enquanto a Ancine murcha no governo Bolsonaro, a iniciativa privada assegura ainda uma boa circulação de capital e talentos para o setor, graças à chegada de tantos serviços de streaming ao país.
Há menos de um mês, a WarnerMedia também anunciou a contratação de Silvio de Abreu, ex-diretor de teledramaturgia da Globo, de onde também veio Pan. Pouco antes, as diretoras Joana Jabace ("Segunda Chamada" e "Diário de um Confinado) e Flávia Lacerda traçaram a mesma rota.
Todos chegam à HBO Max, braço da WarnerMedia, por iniciativa de Mônica Albuquerque, que deixou a Globo no final do ano passado, após uma bem-sucedida passagem pelo Departamento de Desenvolvimento Artístico, extinto pela emissora após a sua saída do posto.