Chamada de 'Aruanas' faz cobrança ambiental logo após comercial da Vale na Globo
Emissora nega ação orquestrada em favor da série, o que iria contra interesses comerciais
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Globo exibiu um filme publicitário da Vale na noite de quarta-feira (17), empresa responsável pela tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019, como parte das estratégias da companhia em reparar os danos ambientais cometidos pela empresa e a imagem da marca. Mas, em seguida, um anúncio da nova temporada da série "Aruanas" avisava: "Você acha que esse discurso vai reverter a tragédia ambiental que você causou?"
Comentários no Twitter acusaram o que poderia ser um ato de coragem da emissora, em defesa do meio ambiente, mas, consultada pela coluna, a emissora não admite tal hipótese, defendendo o respeito aos seus clientes, no caso, os anunciantes.
"Não há relação entre as peças citadas. A Globo preza pela relação de respeito e de confiança com seus parceiros e refuta qualquer indicação de que a ordem de exibição dos comerciais durante o intervalo possa ter sido determinada para manifestações sobre seus anunciantes", informou nota enviada pela comunicação da Globo à coluna.
A 2ª temporada de "Aruanas", produção da Maria Farinha Filmes criada por Estela Renner e Marcos Nisti, estreia no dia 25 pelo GloboPlay. A produção começou a ser gravada antes da pandemia e logo foi interrompida. A safra de novos episódios traz novamente o elenco central formado pelas ativistas vividas por Taís Araújo, Débora Falabella, Leandra Leal e Thainá Duarte, além da antagonista interpretada por Camila Pitanga.
Os episódios da vez contam com novas participações, a destacar Lázaro Ramos, Daniel Oliveira e Lima Duarte. Se a 1ª temporada jogava holofotes sobre o desmatamento da Amazônia em favor das mineradoras, o foco da vez será a poluição do ar, drama que mata milhões de pessoas por ano no mundo todo.
Abaixo, os comentários no Twitter