Zapping - Cristina Padiglione

Vítimas inocentes de tiroteios no Rio voltam ao foco da série 'Sob Pressão'

Episódio conta com Cláudia Di Moura em papel que representa 'esperança', diz autor

Dona Maria ( Claudia Di Moura ) é amparada por Décio ( Bruno Garcia ) em novo episódio da série 'Sob Pressão', na Globo - João Faissal/Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Com atuação que foi bastante elogiada pelos autores e diretores de "Sob Pressão", Cláudia Di Moura vive dona Maria no próximo episódio da série sobre saúde da Globo, coproduzida com a Conspiração Filmes.

Ela chega à emergência do Edith de Magalhães acompanhando o neto, baleado ao proteger a avó durante um tiroteio, tema que, como outros dramas, infelizmente, é reincidente na série, que está sempre atenta à reprodução dos problemas que um hospital de verdade enfrenta no Brasil e, em especial, na cidade do Rio de Janeiro, onde tudo acontece.

O rapaz fica em estado grave e inspira muitos cuidados. Dona Maria não arreda o pé do hospital e não perde a fé na recuperação do neto, numa demonstração de persistência e resistência.

Segundo Lucas Paraizo, roteirista responsável pelo texto final de "Sob Pressão" nas últimas três temporadas, “ela representa a fé e a esperança do povo brasileiro”.

O episódio vai ao ar na quinta-feira (16), após a novela "Império".

Em sua 4ª temporada, a série continua arrebatando altos índices de audiência, com médias de 20 pontos na Grande São Paulo, bom índice para o horário. Na última semana, a tensão habitual foi multiplicada por dez com um incêndio que obrigou os médicos a fazerem expediente extra no socorro aos pacientes. A direção, liderada por Andrucha Waddington, também se superou mais uma vez.

O capítulo também teve direito a uma boa abordagem sobre homofobia, por meio do doutor Décio (Bruno Garcia) e seu marido, recusados por um passageiro de aplicativo que também vai parar no incêndio e se vê salvo por Décio, antes de ser levado à delegacia.

Esta nova safra também tem avançado na exposição de sangue em relação às temporadas anteriores. É como se a equipe tivesse sentido, graças à boa aceitação da grande audiência, que era possível escancarar com mais closes os alvos das cirurgias.

A 5ª temporada de "Sob Pressão" já está assegurada para 2022, pela primeira vez com exibição prioritária do GloboPlay. Mas é quase certo que depois disso, o programa seja encerrado ou, ao menos, ganhe uma longa pausa para que o assunto seja retomado.

A Globo bancou a produção de quatro séries bacanas que abordam questões essenciais ao cidadão, todas muito mal contempladas pelo poder público: segurança ("Carcereiros"), meio ambiente ("Aruanas"), educação ("Segunda Chamada") e saúde, caso de "Sob Pressão", a mais longeva e com maior número de episódios até aqui.

Duas dessas séries -"Sob Pressão" e "Segunda Chamada"- conseguem abordar vários dramas dos brasileiros por meio de seus focos centrais, principalmente no que diz respeito à violência, eixo de "Carcereiros", já encerrada.

Os títulos estão disponíveis no GloboPlay, para assinantes.