Amazon mira outros talentos exclusivos além de Lázaro e Ingrid
Pela 1ª vez um serviço de streaming no país fecha contratos com atores por longo prazo
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Ao confirmar o fim do contrato de Lázaro Ramos após 17 anos de exclusividade com o Grupo Globo, a emissora informou, como já é praxe, que o ator e diretor passará a prestar serviços com contratos por obra certa. Mas não será bem assim, ou não pelos próximos três anos, prazo do acordo de exclusividade que Lázaro acertou com a Amazon Prime Video, onde um projeto de filme já o aguarda para outubro.
O mesmo prazo e as mesmas condições valem para a chegada de Ingrid Guimarães, que também deixou a Globo, no caso dela, após 28 anos de exclusividade.
Pela primeira vez um serviço de streaming acerta acordos de exclusividade com artistas, algo que até aqui acontecia no mercado audiovisual brasileiro só com emissoras de televisão, onde esse tipo de negociação perdeu muito espaço.
A coluna apurou que Lázaro e Ingrid são apenas os dois primeiros nomes de uma lista de pretensões de exclusividade da Prime Video no Brasil, e outros talentos estão para trocar de sintonia, assim como os dois atores.
No caminho contrário, Record e SBT já não fecham contratos exclusivos de longo prazo com atores há anos. Na Globo, a folha de pagamentos de atores em regime de pagamento fixo, incluindo grandes períodos fora do ar e exclusividade de imagem na TV e no streaming, vem se reduzindo drasticamente desde 2016.
A coluna apurou que embora a Globo e Lázaro tenham anunciado comum acordo no fim do contrato, a saída dele não era um desejo da emissora, que tentou lhe propor novo prazo contratual de três anos, como o que foi fechado por Taís Araújo, sua mulher, recentemente.
Mas a Amazon acenou com projetos concretos que animaram o ator e diretor, levando a melhor. A nova condição põe fim também a 15 anos de Espelho, ótimo programa de entrevistas que ele comanda no Canal Brasil e que ele defendia como "o mais longevo programa da TV por assinatura no Brasil, com o mesmo apresentador e no mesmo canal".
A 15ª temporada, lançada recentemente, está no ar pelo canal e também no GloboPlay. "Corações partidos por aqui", disse à coluna André Saddy, diretor do Canal Brasil.
Quanto às cenas do ator nas séries "Sob Pressão" (5ª temporada) e "Aruanas" (2ª temporada), tudo já foi gravado, assim como a última safra de entrevistas do "Espelho".