Elenco em recesso nas novelas da Globo tem salário menor durante a quarentena
Norma vale pelas regras contratuais combinadas na ausência de expediente
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Atores das novelas em recesso por causa da quarentena estão recebendo de 40% a 50% dos salários que recebiam enquanto estavam no ar. Isso é regra nos contratos da Globo: o elenco fixo, que tem acordo por longa temporada e não só por obra, recebe cerca de 60% a mais quando está dando expediente.
Com a suspensão das gravações, a Globo aplicou essa regra a todos —tanto os contratados por temporada como os contratados só para a novela em vigência —muitos terão de fazer um adendo para esticar o prazo do acordo, já que as produções vão demorar mais a acabar.
A Globo não nega as reduções de praxe para atores em recesso e informa que não houve mudança nos contratos.
BOSSA NOVA
Nesse momento de tantas reprises, chega como frescor a 2ª temporada da série brasileira “Coisa Mais Linda”, a partir de 19 de junho pela Netflix, com Pathy Dejesus, Maria Casadevall, Mel Lisboa e Larissa Nunes. Em seis episódios, o título resgata o final dos anos 1950 no Rio.
INFANTIL
Com destaque para os acessos no México, na Colômbia e no Peru, o site da Galinha Pintadinha em espanhol atingiu a marca de 10 milhões de inscritos. Da mesma franquia, o vídeo do Pollito Amarillito, personagem bastante popular na América Latina, ultrapassou 1 bilhão de visualizações.
FRENTE
O SBT tem pressa em retomar seus programas, com exceção da novela: “As Aventuras de Poliana” tem estoque para cenas inéditas pelo menos até julho, de modo que a emissora não precisou, ainda, recorrer a qualquer reprise. Além disso, o elenco infantil pede cuidados extras da direção da casa.
ÓCIO
Sem poder ocupar seu tempo com a gravação de seus programas, Silvio Santos tem preenchido a agenda com decisões que implicam mudanças diárias na programação do SBT, como trocar horários e interferências no jornalismo, área onde ele sempre procurou não se intrometer muito. O clima é tenso.
Neste sábado (23), o patrão mandou suspender o SBT Brasil, só para poupar o presidente Jair Bolsonaro da repercussão negativa sobre o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril, cuja divulgação foi autorizada pelo ministro do STF Celso de Mello.
O material é parte das evidências apontadas pelo ex-ministro Sergio Moro de que Bolsonaro queria intervir na Polícia Federal para proteger seus familiares de eventuais investigações.
AUDIÊNCIA
9,3 pontos
teve o Jornal da Record na quarta-feira (20) na Grande São Paulo
32,9 pontos
marcou o Jornal Nacional na quarta (20), pela Globo, em São Paulo
A BOA DO DIA
Domingão resgata cenas memoráveis de Jair Rodrigues e Beth Carvalho
Domingão do Faustão: às 18h, na Globo