Melhores bases de maquiagem: confira todas as novidades que vão além da cobertura
Lançamentos com muitas opções de cor, ativos de tratamento e mais
Quase 60%. Segundo o Euromonitor International, um dos mais importantes provedores de pesquisa de mercado, a venda de bases e de corretivos no Brasil cresceu tudo isso no período entre 2013 e 2018. O índice ultrapassou o do crescimento dos batons (um espanto, já que brasileira e batom é um caso de amor antigo) e promete, segundo a previsão da agência, continuar aumentando nos próximos anos.
Sim, caímos de amores pelos produtos para maquiar a pele – e as grandes empresas de beleza, é claro, já vêm se movendo há algum tempo para atender melhor a essa demanda.
O Boticário é uma delas: seu time de pesquisa e desenvolvimento saiu a campo para entender qual é, segundo as brasileiras, a base perfeita – e para checar também quais são os principais desafios para encontrá-la.
Depois de conversar com mais de 1500 mulheres de várias capitais do Brasil (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Manaus), o veredito: o grande drama é encontrar a cor certa, já que nosso país é muito miscigenado e tons e subtons de pele variam muito.
“Quem tem a pele muito clara ou muito escura era quem mais apontava dificuldades na hora de fazer a compra”, me explicou Gustavo Dieamant, gerente de pesquisa e desenvolvimento de maquiagem da marca, durante uma entrevista.
Em paralelo à investigação com as consumidoras, a empresa ouviu especialistas em formulação, maquiadores, profissionais da moda – tudo para chegar a uma paleta de nuances adequada. O processo se encerrou com uma renovação abrangente na cartela. “Chegamos a mix de produtos que atende 98% da população brasileira”, garante Gustavo. Até o final do ano, todas as bases do Boticário já estarão ajustadas ao novo padrão de cores.
Se a oferta de tonalidades anda se expandindo, e não só no Boti (a MAC Cosmetics, por exemplo, agora conta com 59 cores de uma de suas bases mais queridas, a Studio Fix Fluid), o mesmo vale para os efeitos, que andam cada vez mais interessantes.
Facilidade de aplicação, acabamento delicado, resultado que pode ser luminoso ou mate – ou ambos ao mesmo tempo, reunindo o toque sequinho à aparência resplandecente –, blindagem antipoluição e ativos de tratamento em profusão são alguns dos benefícios que bases recém-chegadas ao mercado estão proporcionando.
A Dior renovou sua base Forever, que agora pode ser encontrada nas versões matte e glow. A durabilidade e o conforto no uso também estão muito maiores. A Laura Mercier trouxe um dos ativos estrela do momento, o cogumelo tremella (que tem ação hidratante), para dentro da formulação da Flawless Lumière.
A Guerlain lançou a L’Essentiel, com 97% de ativos naturais. Há novidades por todos os lados, e eu, claro, precisava selecionar os destaques para mostrar aqui na minha coluna. Confira, na galeria abaixo, alguns dos lançamentos mais importantes dos últimos meses.