Bate-Papo na Web
Descrição de chapéu

Confira lista de filmes para refletir sobre racismo no mês da Consciência Negra

Produção está disponível em plataformas de streaming

Daniel Kaluuya e Jodie Turner-Smith em cena de "Queen e Slim", de Melina Matsoukas - Divulgação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Agora

Nos últimos tempos, o tema do racismo está cada vez mais presente. Reportagens e mais reportagens apontam a absurda desigualdade que ainda persiste entre brancos e negros, considerando todos os indicadores imagináveis.

Incontáveis filmes e séries de TV são lançados sobre este assunto urgente. Mas tem branco por aí achando ruim... Sim, infelizmente, já ouvi de muita gente que há muito mimimi. Que não existe raça, somos todos humanos. Que "não, eu não sou racista, tenho 'até' amigos negros". Que não aguenta mais só falarem disso toda hora.

Ué, será que os negros nunca se cansaram da onipresença dos brancos nas séries, filmes, novelas, reportagens antes? É óbvio que biologicamente somos todos humanos e não há diferença. O conceito de raça é usado sociologicamente para explicitar as diferenças vergonhosas que existem em termos de renda, escolaridade, acesso à saúde, violência etc. O racismo estrutural é um fato, não é questão de opinião.

Neste mês da Consciência Negra (e não só), que tal convidar um desses brancos azedos para assistir um filme que os faça se colocar por um momento na pele dos outros?