Dia Mundial do Chocolate: aprenda a fazer rocambole com recheio de brigadeiro
Receita é sobremesa sofisticada e deliciosa para fazer em casa
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
O chocolate é um dos alimentos que o mundo todo deve à América Latina, pois aqui nasceram os cacaueiros, cujas amargas amêndoas eram ingrediente principal de uma bebida típica asteca, que por sua vez é a precursora do que hoje entendemos como chocolate. A jornada, porém, é mais longa do que essas poucas linhas deixam transparecer.
De acordo com Harold McGee em “Comida & Cozinha - Ciência e Cultura da Culinária”, o nome asteca para o pó da semente do cacau dissolvido em água era “cacahuatl”, expressão que originou o “chocolate” —primeiramente em espanhol, já que foram eles os colonizadores da região.
Durante muito tempo, a bebida que dava energia a quem a sorvesse foi a única forma de consumo do chocolate. No século 18 é quando começa a aparecer como ingrediente, mas só no século seguinte houve uma revolução que realmente impactou a forma de consumo do alimento. Foi descoberta uma maneira de separar a manteiga de cacau do cacau em pó. Isso permitiu que sua utilização fosse muito otimizada na cozinha.
Agora o chocolate, aquele que todo mundo encontra tão bonito e embalado nas prateleiras do supermercado, ainda demorou mais um tempo para nascer como o conhecemos. Foi apenas em 1876 que o confeiteiro suíço Daniel Peter produziu a primeira barra de chocolate ao leite. A partir daí, como todos sabem, métodos de produção apenas se tornaram mais e mais potentes, fazendo com que a produção de chocolate em larga escala fosse uma realidade. É difícil, de fato, hoje pensar em um mundo sem chocolate.
Nesta quarta-feira (7), é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, e o ingrediente tinha de ser a estrela da coluna. A receita de rocambole de chocolate com recheio de brigadeiro e amêndoas glaceadas não é das mais simples, mas vale o empenho. A dica é procurar os melhores ingredientes que encontrar e isso inclui, claro, o chocolate. Com os processos industriais esse alimento tão bonito e historicamente importante perdeu cacau e ganhou gordura e açúcar, então, vale uma boa lida nos rótulos.
Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!
ROCAMBOLE DE CHOCOLATE
Dificuldade: Difícil
Rendimento: 10 fatias
Ingredientes
Para a massa
6 ovos
5 colheres (sopa) de farinha
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
½ colher (café) de fermento em pó
Para o recheio e a cobertura
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
200 g de chocolate meio amargo
200 g de creme de leite UHT
1 xícara (chá) de amêndoas picadas
3 colheres (sopa) de açúcar