Receita de crumble de nectarina é sobremesa prática para fim de semana; aprenda
Crumble foi criada em época de escassez de ingredientes e caiu no gosto popular
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Um arremedo de torta. É mais ou menos isso o crumble, doce típico inglês e muito comum em países como os Estados Unidos. Arremedo ou não, a sobremesa é uma delícia e extremamente fácil de fazer –fácil mesmo, fica pronta em 30 minutos e não requer absolutamente nenhum eletrodoméstico além de um forno convencional.
Criado na escassez, o doce ganhou o mundo e uma porção de versões. Na época da Segunda Guerra Mundial, o crumble (palavra que significa migalha em inglês) se tornou um jeito de manter a sobremesa na mesa mesmo com a falta de ingredientes na despensa. Assim, em vez de uma torta completa, as donas de casa picavam frutas e as cobriam com uma farofa feita com o que havia de farinha, manteiga e açúcar –e eventualmente nozes e migalhas de pão amanhecido.
A facilidade de cortar frutas, cobri-las e farofa e colocar no forno parece se encaixar perfeitamente na atual realidade, em que as pessoas estão sempre correndo, mas não dispensam uma guloseima. A preparação lembra a nossa cuca de banana, mas difere no fato de que a receita do sul do país tem uma camada de massa, além da fruta e da farofa crocante.
Na receita que dou aqui, usei nectarinas amarelas com a casca, pois o vermelho confere uma cor linda ao quitute. O resultado é delicioso, lembrando pêssegos em calda (mas sem os problemas dos produtos industrializados e cheios de açúcar) coberto de massinha crocante, com amêndoas. Sorvete de baunilha acompanha.
Essa receita é uma das mais fáceis de adaptar ao que se tem na cozinha. A farofa não precisa de nenhuma oleaginosa, mas comporta amêndoas, castanhas diversas, nozes e avelãs. Entre as frutas, é possível tentar pêssego, maçã, banana, pera, cereja, morango, frutas vermelhas em geral e até abacaxi. Ou seja, tem para todo gosto.
Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!
CRUMBLE DE NECTARINA
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 pessoas
Ingredientes
4 nectarinas maduras, mas firmes, com casca
1 xícara (chá) de farinha de trigo
125 g de manteiga sem sal gelada
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de amêndoas torradas e grosseiramente picadas