Rabanete assado com tomilho tem sabor suave e é alternativa ao uso do legume
Ingrediente não é usual, mas fica delicioso ao lado de carnes ou mesmo gelado como aperitivo
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
A coluna de hoje é para arrepiar os cabelos de quem é chato para comer, já que vamos falar de um vegetais relativamente controverso. Quem estrela o texto de hoje é o rabanete, parte do caule da planta, de formato arredondado e geralmente com casca de uma cor rosa forte, lindíssima, apesar de haver variações de tom. Também é possível encontrar não com tanta dificuldade rabanetes brancos e quase roxos e versões (mais raras) bastante peculiares, como os pretos e até bicolores.
Primo do nabo e do repolho, ele é crocante e picante, visto (e muitas vezes ignorado) normalmente em saladas cruas. Mas é possível suavizar as características que mais desagradam as pessoas de forma bem simples. De quebra, o rabanete se torna acompanhamento para as refeições ou opção de aperitivo e snack.
A receita de hoje são os bem simples rabanetes assados com tomilho. O toque especial e imprescindível é o suco de limão, que confere ao prato uma acidez complementar muito saborosa. Raspas da fruta também podem ser adicionadas para mais sabor. A graça é que é possível fazer uma série de combinações. Vão bem também, secos ou frescos, alecrim, orégano, sálvia e manjericão.
A dica é respeitar o tempo do cozimento. Muito calor vai deixar o rabanete mole e sem sabor. O interessante é tê-lo menos pungente, mas ainda crocante. Minha sugestão para comer o vegetal quentinho é acompanhando uma carne vermelha.
Se preferir fazer uma salada ou aperitivo colocar um pouco mais de azeite e criar uma espécie de conserva é o ideal. Quem é fitness é curte sabores diferentes pode até levar de lanchinho no trabalho. Mas é bom avisar os colegas, porque o “croc-croc” é bem alto! Vamos para a cozinha? Até a próxima!
Rabanete assado com tomilho
Dificuldade
Fácil
Rendimento
4 porções
Ingredientes
10 rabanetes
Suco de um limão tahiti
1 colher (sopa) de açúcar demerara
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de tomilho seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto