Aventura na cozinha

Polenta mole é trabalhosa, mas fica saborosa quando servida com ragu de carne

Receita pode acompanhar molho ou ser fatiada e frita

Polenta mole servida com ragu de carne - Juliana Ventura/Arquivo Pessoal

​As temperaturas caíram um pouquinho em São Paulo e foi a deixa para que eu preparasse polenta mole com ragu de carne, um dos maiores ícones de comida de conforto da minha cozinha. Para quem tem medo de fazer polenta, asseguro que o preparo é mais trabalhoso do que difícil.

Haja braço para misturar a massa que vai engrossando com o tempo, sem parar, por pelo menos 20 minutos (há quem mexa por até 45 minutos). Mas o resultado compensa!

A polenta surgiu no império greco-romano, quando as populações mais pobres se alimentavam de uma pasta de cereais ou leguminosas chamada "pulmentum". A polenta feita de milho, porém, só se tornou um dos símbolos da culinária italiana muito mais tarde, depois que o cereal foi levado da América pelos colonizadores europeus, transformando-se, então, em prato típico do norte do país.

O que mais me atrai na polenta é o fato de ser muito versátil e poder se transformar em uma série de preparações diferentes. Com a mesma receita, é possível fazer polenta mole, frita ou assada. A diferença é que, para fritar ou assar, é preciso deixar esfriar.

Para isso, coloque a massa em uma travessa na geladeira, corte como quiser depois de fria e frite em óleo bem quente. Com o mesmo método de esfriamento é possível fazer polenta grelhada ou até assada, em forma de lasanha.

A polenta mole, como apresentada aqui, pode ser servida com uma série de acompanhamentos além do ragu de carne, entre eles uma mistura de parmesão e manteiga ou queijo gorgonzola macio, como ensina Marcella Hazan no livro "Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica".

A proporção de água e fubá que uso na minha polenta foi retirada dessa obra. Para o molho que ensino aqui, a dica é paciência. Carnes cozidas em fogo baixo ficam mais saborosas e menos fibrosas. Quando for preparar esta receita, tire um tempo para isso e divirta-se.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


POLENTA MOLE COM RAGU DE CARNE

Dificuldade Média
Rendimento 8 porções

Ingredientes

Para a polenta
- 14 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de sal
- 3 e 1/3 xícaras (chá) de fubá

Para o ragu
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 700 g de alcatra
- 300 g de lombo suíno
- 100 g de bacon
- 1 lata de tomate pelado
- 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
- 1 xícara (chá) de leite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cerca de 1/2 xícara de azeite de oliva

Modo de fazer

  1. Corte a alcatra e o lombo em pedaços bem pequenos, de aproximadamente 1 cm x 1 cm.

  2. Em uma panela grande, frite os pedacinhos de carne, um punhado por vez, até que dourem. Use uma colher de sopa de azeite, aproximadamente, para cada dois punhados de carne. Reserve.

  3. Na mesma panela, coloque o bacon bem picado e deixei dourar.

  4. Adicione a cebola e o alho bem picados e doure por cerca de dois minutos.

  5. Acrescente o vinho e os tomates pelados e amasse com um amassador de feijão dentro da própria panela.

  6. Quando começar a ferver, coloque a carne e misture. Em seguida, adicione o leite.

  7. Diminua o fogo e tampe a panela. Acerte o sal e a pimenta. O molho deve cozinhar por cerca de uma hora e meia. É importante mexer a cada 15 minutos, mais ou menos, e adicionar água sempre que perceber que a mistura está muito seca.

  8. Quando faltar meia hora para o molho ficar pronto, comece o preparo da polenta.

  9. Em outra panela grande, coloque a água para ferver. Assim que começar a borbulhar, adicione o sal.

  10. Vá peneirando o fubá na água aos poucos, enquanto mexe sem parar com um batedor de arame.

  11. Quando terminar de incorporar o fubá, comece a mexer a massa com uma colher de pau. Faça isso em fogo médio por pelo menos 20 minutos.

  12. Ao fim do preparo da polenta, desligue o fogo do molho.

  13. Sirva ambos juntos e quentes.