Copa do Mundo: A comovente carta escrita por Pelé no hospital
Ex-jogador faz reflexão sobre a vida, o amor e a importância do futebol como agente de transformação social
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O perfil de Pelé nas redes sociais publicou neste fim de semana de final de Copa do Mundo uma carta aberta em que pede aos brasileiros que não se esqueçam de conquistas passadas e exalta a importância do futebol não só como esporte, mas como meio de transformação social.
"Apesar da dor que estamos sentindo com a nossa eliminação (...), eu peço aos brasileiros que se lembrem do que nos trouxe até as cinco primeiras estrelas que temos no peito. É o amor que nos move", escreveu o ex-jogador, que segue internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde passa por reavaliação do tratamento quimioterápico de um câncer de colón e trata uma infecção respiratória.
A palavra "amor" foi escrita por sete vezes no longo texto em seu perfil, em que Pelé pede união aos brasileiros. "Eu não sei o que nos faz sermos tão loucos por futebol. Se é o amor pela união de amizades verdadeiras em torno do esporte, pelo grito do gol ou por esquecer de todos os problemas que enfrentamos, mesmo que seja por apenas 90 minutos. Talvez o amor pelo combate à pobreza, à fome e às drogas, que o futebol assume em tantas comunidades que formam um país tão imenso. São muitas as virtudes do esporte mais bonito. Ainda mais aqui no Brasil". Veja: