Ana Maria critica Copa América no Brasil: 'Idiotas estão cheios de certeza'
Ela questiona se questões financeiras justificam o torneio no país
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A apresentadora Ana Braga, 72, começou o programa Mais Você (Globo) desta terça-feira (1°) soltando os cachorros na decisão do governo federal de aceitar a realização da Copa América 2021 no Brasil em plena pandemia, com 463 mil mortos.
Com a versão de “Aluga-se” feita pelos Titãs tocando de fundo, a apresentadora disse que essa era a música perfeita para abrir o programa. A letra da música diz que a solução para os problemas do Brasil é alugar o país. "Inclusive, o problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e os idiotas estão cheios de certeza, absolutas por sinal."
A apresentadora alertou que desde segunda (31) não sai das manchetes dos jornais a surpresa do anúncio de que o Brasil vai ser o país-sede da Copa América. Ela destacou que somente no dia do anúncio do torneio no país, foram registradas 879 mortes por Covid no Brasil.
Ana Maria explicou que Colômbia e Argentina desistiram de sediar os jogos. "Podemos dizer que essa é a Copa da discórdia. Surgiram memes que mostram o descontentamento. Sobram ideias da mascote: cloroquito. Sobrou até para o logo, modificado para 'Covid América' e 'Cepa América’."
A apresentadora lembrou que sem a vacina o comércio ainda trabalha em horário alternativo e as escolas não voltaram a funcionar presencialmente. "Será que as razões financeiras justificam tanto a realização?”, questionou. "Lá em casa, minha mãe e meu pai diziam, oremos. Todo dia aqui eu digo para meu pessoal: 'oremos'!"
O narrador esportivo Luís Roberto, do Grupo Globo, também se irritou com a realização da Copa América no Brasil. Durante participação no programa Seleção SportTV nesta segunda (31), ele disse que é inaceitável aceitar a "porcaria" desse torneio em um país que está com a pandemia de Covid descontrolada.
“Um país que demorou nove meses para responder a carta da Pfizer [para comprar vacinas contra Covid] respondeu em dez minutos que vai fazer a Copa América. Abertura em Brasília, jogos em Natal, Pernambuco, final com público. Não é possível, é inaceitável”, disse.
O vídeo de Luís Roberto criticando a realização do torneio foi compartilhado nas redes sociais por famosos, como a cantora Teresa Cristina: "Luís Roberto falando tudo o que é necessário saber sobre Copa América". A cantora Zélia Duncan também concordou com o narrador e escreveu no Twitter: "Parabéns, Luís Roberto, precisamos de vozes indignadas."