Celebridades

Obama e Bruce Springsteen lançam podcast no Spotify: 'Rimos e tomamos drinks'

Os dois se conheceram na campanha presidencial de 2008 e se tornaram amigos

Barack Obama e Bruce Springsteen durante a campanha eleitoral de 2012 - Jason Reed-5.nov.2012/Reuters

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Los Angeles e Nova York

Reuters e AFP

Um novo podcast com uma conversa entre o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, 59, e o cantor Bruce Springsteen, 71, foi lançado nesta segunda-feira (22) no Spotify. Dois episódios já estão disponíveis na plataforma de áudio.

"Renegades: Born in the USA", que terá oito episódios no total, marca a entrada dessas duas personalidades no mundo dos podcasts, onde até então só haviam feito participações especiais. No projeto, eles discutem tópicos diversos desde a paternidade e o casamento até questões de raça e a atual situação do país.

Os dois se conheceram durante a campanha presidencial de Obama em 2008 e se tornaram amigos desde então. Na introdução ao primeiro episódio, o ex-presidente diz que ele, sua família e amigos estavam discutindo as divisões nos Estados Unidos e como "encontramos nosso caminho até uma história americana mais unificadora". Um de seus amigos, diz Obama, "por um acaso é o Sr. Bruce Springsteen".

Ele prosseguiu falando sobre o amigo. "Superficialmente, Bruce e eu não temos muito em comum", disse. "Ele é um cara branco de uma pequena cidade em Nova Jersey. Sou um cara negro, mestiço, nascido no Havaí. Ele é um ícone do rock. Eu... não sou tão legal assim."

"Porém, ao longo dos anos, o que descobrimos é que temos uma sensibilidade em comum", afirmou. "Sobre o trabalho, sobre a família, sobre a América. De nossos jeitos, Bruce e eu estivemos em jornadas paralelas tentando entender este país que nos deu tanto."

Recentemente, Obama e Springsteen se encontraram por alguns dias em Nova Jersey para gravar o programa. "O que descobrimos durante essas conversas é que ainda compartilhamos uma crença fundamental no ideal americano, não como um sentimento de nostalgia, mas como uma bússola para o trabalho árduo que temos pela frente", afirmou o ex-presidente.

Por meio do diálogo, "encontramos algumas respostas, aprendemos umas coisas, rimos e tomamos alguns drinks", acrescentou. A conversa entre os dois foi em parte filmada.

Obama segue, assim, o modelo de sua esposa, Michelle, cujo podcast foi um dos grandes sucessos do ano passado, incluindo um programa com a participação do marido. Em dezembro, o Spotify anunciou, ainda, uma parceria com o Príncipe Harry e sua esposa, Meghan, que irão produzir uma série de podcasts para a plataforma

O podcast foi lançado enquanto o Spotify anuncia a entrada em 85 novos mercados nos próximos dias, tornando o serviço disponível para mais de 1 bilhão de pessoas em todo mundo. A plataforma oferece mais de 2,2 milhões de podcasts, além da biblioteca de música.