Bichos

Escândalo de trapaça abala concurso do urso gordo no Alasca

Parque descobriu irregularidades na votação que poderia distorcer resultado

Ursa 901 concorrente do Fat Bear Week 2022 - Reprodução Katmai National Park

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um escândalo de trapaça quase arruinou o tradicional Fat Bear Week (Semana do Urso Gordo), no Alasca, no último fim de semana. Os organizadores do concurso que elege o urso mais gordo descobriram irregularidades na votação que poderiam distorcer os resultados da semifinal. Um novo campeão deve ser "coroado" nesta terça-feira (11), último dia da competição.

O Parque Nacional Katmai usou sua conta oficial no Twitter para denunciar a trapaça, no último domingo (9). "Assim como os ursos enchem a cara com peixe, nossa urna também foi recheada", tuitou o parque.

Funcionários do parque descobriram que uma urna virtual estava lotada de votos falsos na disputa entre os ursos 747 e Holly. Mas eles conseguiram captar os votos falsos em tempo hábil, dando a vitória ao 747. Ele vai disputar a rodada final com a ursa 901 descrita pelo parque como "exploradora e travessa".

Concorrentes do Fat Bear Week 2022 - Reprodução Explore.org

Segundo o parque, uma entidade externa não identificada tentou influenciar o resultado com votos de spam na disputa dos ursos 747 com Holly, mas os organizadores conseguiram identificar os votos fraudulentos, que foram descartados.

Depois de descobrir o ataque de spam, os organizadores analisaram outros votos em busca de possíveis sinais de adulteração e concluíram que eram legítimos. Essa descoberta não serviu de consolo para os fãs dos adversários Otis e Chunk, que foram eliminados no meio do concurso deste ano.

O parque lembra que, independente do resultado, todos os ursos da Fat Bear Week estão prontos para uma entressafra de sucesso depois de se empanturrar de salmão e acumular reservas de gordura em seus corpos. "Otis pode estar fora da competição, mas parece muito bom para hibernar neste inverno!", disse o parque consolando os fãs do urso.

A Fat Bear Week é um concurso anual do Parque Nacional Katmai, no Alasca. O festival de uma semana, que começou em 2014, é uma celebração da resiliência, adaptabilidade e força dos ursos pardos locais, de acordo com o Serviço Nacional de Parques.

No festival, que acontece oficialmente de 5 a 11 de outubro, 12 ursos marrons diferentes competem em um torneio para ver quem pode se tornar o mais gordinho de todos.