Urso tenta matar filhote e cai de penhasco junto da fêmea; veja vídeo
Macho queria matar filhote para que fêmea entrasse no cio novamente
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Dois ursos pardos foram vistos caindo de um penhasco na Serra da Palentina, na Espanha, após terem uma briga intensa. Os mamíferos travaram o embate após o macho tentar matar o filhote da fêmea, que o protegeu, e pouco tempo depois os dois caíram. O vídeo do momento da queda viralizou nas redes.
Segundo o jornal espanhol El Mundo, a ursa e seu filhote foram encontrados com vida, porém, a fêmea estava com graves ferimentos e vestígios de sangue. Autoridades locais informaram que os dois estavam se abrigando em uma caverna de difícil acesso.
Já o macho foi encontrado morto no local. Em entrevista ao veículo, o presidente da Brown Bear Foundation, Guillermo Palomero, disse que o urso pardo de 217 quilos tentava matar o filhote para que a fêmea entrasse novamente na fase do cio.
Ele diz que, por mais que não seja comum, o "infanticídio de ursos" acontece todos os anos. "O objetivo não era matar a ursa, mas deixar seus genes. O objetivo era matar o filhote para forçar a fêmea a entrar no cio", explicou o especialista. "É um ataque de infanticídio, uma tentativa de matar o bebê."