Você viu?

Mulheres da terceira idade lançam calendário com fotos sensuais e ajudam ONG de combate ao câncer 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quando a professora aposentada Elizabeth Nastari, 61, conheceu a Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, pensava apenas em refazer os passos do apóstolo cristão —o trajeto é uma das principais atrações turística da Espanha. 

Após percorrer o caminho de cerca de 800 km duas vezes, uma em 2013 e outra em 2015, ela continuou na entidade promovendo outros eventos. Um deles, que nada tem a ver com a vocação religiosa do itinerário, resultou em um calendário com fotos sensuais de mulheres mais velhas, cujo lançamento ocorreu na última semana. 

"Nós somos mulheres que colocamos mochila nas costas, chapéu na cabeça e, com cajado nas mãos, caminhamos. Gostamos da natureza, de dançar, contar piada e beber cerveja", diz. Com "nós", ela se refere ao grupo de amigas que posou para o projeto, todas com idade entre 50 e 70 anos. 

A ideia do calendário surgiu de maneira despretensiosa enquanto o time das "peregrinas animadas" fazia trilha no litoral paulista neste ano. Em um quiosque à beira-mar, todas com roupa de praia, ouviram uma colega brincar: "Por que a gente não faz um calendário com fotos nossas?". 

A piada ficou séria quando Elizabeth, que já sofreu com câncer de mama e fez o caminho de Santiago como forma de agradecer sua cura, propôs que a ideia fosse levada adiante, revertendo todo o dinheiro a uma instituição que cuidasse da causa. Foi assim que elas  escolheram a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Diadema para receber os
R$ 20 arrecadados com a venda de cada calendário.

Quase todas as modelos do projeto tiveram câncer ou viram alguém próximo ser acometido pela doença. A ideia, conta a professora, é refutar os "estereótipos que cercam a mulher que tem ou teve câncer". Para ela, a enfermidade torna o paciente "muito mais forte". 

Pelo menos é o que lhe passou, afirma. Elizabeth fala que não recebeu nenhum apoio do então marido quando foi diagnosticada com câncer, em 2006. "Parece que os homens se assustam mais com a situação." 

Decidida a enfrentar o tratamento, ela procurou se ocupar com outras atividades. Foi aí que conheceu a entidade e passou a se relacionar com os demais associados. 

Após dez anos do tratamento com quimioterapia, ela quis fazer algo para ajudar mulheres que passam hoje pela mesma situação. 

O ensaio foi dirigido pelo fotógrafo Sérgio Freitas, mas a ideia de cada foto partiu das próprias peregrinas. "Queríamos mostrar nas fotos quem somos, fazer algo natural." Elizabeth, por exemplo, optou por uma pose sexy, enquanto sua amiga Cristina Barros, 55, posou com seu cachorro. 

Calendário Peregrinas Animadas

QUANTO: R$ 20, pedidos devem ser feitos pelo e-mail peregrinas.animadas@gmail.com


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias