Você viu?

Blogueira fitness enfrenta câncer e vira guru da superação no Instagram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Se o câncer já é uma batalha difícil para qualquer pessoa, imagine para quem tem o culto ao corpo como estilo de vida e principal fonte de renda?

Aos 23 anos, Cheyanne Shaw era uma blogueira fitness de sucesso na Flórida, com 150 mil seguidores no Instagram e milhares de visualizações no Youtube. Como tantas outras, ela vivia de postar seus treinos, alimentação e selfies na rede social, além de participar de competições de fisiculturismo e protagonizar campanhas para marcas de artigos esportivos.

Há cerca de dois meses, a vida de Cheyann virou do avesso. Ela descobriu um câncer no ovário e precisou ser operada imediatamente, além de ser submetida a sessões de quimioterapia.

Suas preocupações, que até então se resumiam a carboidratos, proteínas e bumbum empinado, mudaram da noite para o dia.

Em um vídeo publicado em agosto no seu canal do Youtube, Cheyann, dona de longas madeixas louras, contava aos seguidores sobre tudo o que aconteceu e se preparava para encarar a dura quimioterapia.

"Sei que andei sumida e vou explicar a vocês o que aconteceu. Minha vida acaba de mudar completamente. Eu vinha sentindo fortes dores abdominais e descobri que um cisto no meu ovário havia explodido. Minha ginecologista pediu exames, mas dois dias depois da consulta senti dores muito agudas e fui ao pronto-socorro. Descobri que tenho um tumor no ovário", contou ela.

Para agravar a situação, Cheyann estava de casamento marcado para o mês seguinte. Os médicos tentaram acelerar a cirurgia para não atrapalhar o casório, mas se depararam com uma surpresa: o tumor era muito maior do que esperavam, um câncer em estágio 3, e seria preciso remover os ovários.

As redes sociais da jovem deixaram de ser só mais um aglomerado de dicas fitness e viraram um diário de sua batalha contra o câncer. De alguma forma, ela conseguiu capitalizar sua base de fãs e transformar seu potencial midiático em um canal de conscientização e apoio emocional para lidar com a doença.

"Vou continuar mostrando meus treinos para vocês, mas acima de tudo vou mostrar o que o câncer faz com as pessoas. E até o lado bom disso. Tenho recebido muito apoio de amigos, familiares, amigos de amigos, conhecidos, gente até da época da escola".

Nesta semana, ela postou uma foto estilo "antes e depois" que chamou atenção e viralizou nas redes sociais. Ela mostra a mudança que seu corpo sofreu em apenas dois meses batalhando contra a doença:

"À esquerda, uma das últimas fotos antes de eu descobrir o câncer. Pesava 58 kg e tinha 15% de gordura corporal. Meu bumbum estava quase ficando como eu desejava. À direita: foto tirada ontem. Câncer de ovário em estágio 4. Após 14 dias no hospital, uma bolsa de colostomia e uma cirurgia bastante invasiva, estou pesando 47 kg. É muito pouco para mim, tenho 1,65 m de altura. Perdi tudo. O câncer tirou tudo de mim: o corpo que eu trabalhei durante 2 anos para atingir, a habilidade de ser mãe e gestar meu filho, meu cabelo, e tanto mais. A única coisa que o câncer não me tirou foi minha fé".

Nas novas postagens, a jovem relata como precisou repensar seus valores e prioridades. Olhar-se no espelho e tirar selfies de biquíni, que antes era sua rotina, agora virou um pesadelo.

"Nunca vou parar de lutar, nunca vou perder minha fé, nunca vou deixar o câncer vencer. Hoje foi um dia difícil psicologicamente, mas sei que amanhã vai ser muito melhor e sou grata por estar viva. Deus está trabalhando para me dar forças para lutar e iluminando meu caminho. Essa é a batalha mais difícil que eu vou encarar, mas sei que vou conseguir. A pior parte disso é encarar a mudança no meu corpo. É muito difícil me olhar no espelho. Estou aprendendo a me amar novamente e sei que isso é temporário. Assim que os médicos deixarem, vou voltar a malhar e recuperar o corpo".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias