Você viu?

Software prevê quem vai morrer em 'Game of Thrones'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Neste domingo (24) foi ao ar nos EUA, Brasil e outros países a estreia tão esperada sexta temporada de "Game of Thrones". As regras desse jogo dos tronos são implacáveis: mal o espectador se acostuma ou até mesmo se afeiçoa a uma personagem, e lá está ela morta —por envenenamento, punhal, linchamento...

Quem sobrevive o próximo episódio? Quem será o próximo a desaparecer? Será que alguém vai resistir até o fim da série? Pelo menos o anti-herói nanico e niilista Tyrion Lannister (Peter Dinklage), ou a voluntariosa líder Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) vão viver?

​Algoritmo da carnificina

Para responder a essas perguntas e convencidos de que esse universo fantástico não é tão imprevisível quanto parece, mais de 40 estudantes de Informática da Universidade Técnica de Munique se reuniram para desvendar as normas a que obedece a carnificina na região de Westeros.

A ideia foi de Guy Yachdav, fã ardoroso da série televisiva e doutorando da universidade alemã. 

Sua hipótese era que, embora rompendo com expectativas e com convenções do gênero, "Game of Thrones" também obedeceria a um algoritmo, ou seja: a uma sequência de procedimentos ordenados para determinar o que vai acontecer, segundo uma sucessão e regras pré-fixadas. Como num programa de computador. Ou, justamente, num jogo.

Assim, também para animar um pouco um curso de programação normalmente maçante, Yachdav e seus colegas desenvolveram programas para coletar na internet e analisar todos os dados relativos à série e, assim, deduzir quem podem ser as próximas vítimas.

Precisão estatística

Eis alguns resultados identificados pelos Throne-maníacos da Universidade Técnica:

  • homens estão mais ameaçados do que mulheres;
  • a probabilidade de ser assassinada é maior entre as personagens entre os 20 e os 40 anos;
  • se a mãe já está morta, cresce a probabilidade de a própria personagem morrer;
  • o jovem príncipe Tommen Baratheon (Dean-Charles Chapman) tem 97% de probabilidade de morrer;
  • apesar de ser mulher, é 95% provável que a "Mãe dos Dragões" Daenerys Targaryen esteja entre as próximas vítimas;
  • em contrapartida, a probabilidade de óbito para Jon Snow (Kit Harington) é de apenas 11%, apesar de, no fim da quinta temporada, ter parecido que o herói tão querido pelo público morrera.

Os universitários de Munique asseguram que seu algoritmo se aplica a 74% de todas as mortes ocorridas até agora na série, um grau considerável de confiabilidade estatística. Mas continuam trabalhando para elevar ainda mais o nível de precisão.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias