Você viu?

Com Yoko Ono e Patti Smith, calendário Pirelli de mulheres inspiradoras é apresentado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com imagens de 13 mulheres inspiradoras —como a tenista Serena Williams, a artista Yoko Ono e a cantora Patti Smith— no lugar das tradicionais fotos sensuais, a edição de 2016 do calendário Pirelli, famosa publicação do cenário fashion, foi apresentada nesta segunda-feira (30), em Londres.

O ensaio é assinado pela fotógrafa americana Annie Leibovitz, famosa pelos retratos. O trabalho foi feito em seu estúdio em Nova York, em julho. Ela já havia criado para a empresa italiana o calendário do ano 2000, que destacava dançarinas do coreógrafo Mark Morris

Repórter da Folha acompanhou sessão de fotos do calendário

"O calendário 2000 foi um exercício de fotografar nus. Era um conceito simples," diz Leibovitz em comunicado divulgado pela Pirelli. "Para 2016, nós fizemos algo completamente diferente, mas ainda simples. É um conjunto clássico de retratos em preto-e-branco feito no estúdio."


Renovado, o calendário pela primeira vez destaca suas "modelos" não pelas curvas, mas pelas conquistas profissionais, sociais, culturais, esportivas e artísticas.

Posaram ainda para a publicação a atriz Yao Chen, primeira chinesa embaixadora da boa vontade do Alto Comissariado da ONU para Refugiados; a top model russa Natalia Vodianova; a produtora Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm e uma das figuras mais influentes de Hollywood; a colecionadora e compradora de arte Agnes Gund (com a neta Sadie Rain Hope-Gund); a crítica e escritora Fran Lebowitz; a presidente da Ariel Investments, Mellody Hobson; a diretora de cinema Ava DuVernay ("Selma", indicado ao Oscar de melhor filme em 2015); a blogueira Tavi Gevinson; a artista visual iraniana Shirin Neshat; e a atriz e comediante Amy Schumer.

"Quando a Pirelli me telefonou, disseram que queriam iniciar do passado. Sugeriram que fotografasse mulheres ilustres. Após termos concordado com isso, o objetivo era ser muito simples", contou a fotógrafa. "Eu queria que as imagens mostrassem as mulheres exatamente como elas são, sem nenhuma pretensão."

Diante do resultado, ela destaca a foto de Schumer, que posou seminua, como uma de suas preferidas. "É como se ela não tivesse recebido o memorando dizendo que ela podia permanecer vestida", diz.

A 43ª edição do calendário foi divulgada em um evento para convidados e colecionadores no Roundhouse, antigo prédio industrial que, na década de 1960, foi um dos templos do rock na capital britânica.

A Pirelli produz a publicação desde 1964. Nomes como Naomi Campbell, Jennifer Lopez, Kate Moss e Gisele Bündchen já estamparam suas páginas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias