Você viu?

Dividir tarefas domésticas 'melhora vida sexual', diz estudo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que casais que dividem tarefas domésticas e o cuidado com os filhos são mais felizes e têm uma vida sexual melhor.

Após análise de dados de um levantamento feito em 2006, foi observado também que nos casais em que estas tarefas ficavam, na maior parte, com a mulher, homens e mulheres relataram um grau bem menor de satisfação.

Segundo os pesquisadores da Universidade Estadual da Geórgia, esse impacto negativo não foi verificado nos casais em que o homem era responsável por uma parte maior dos cuidados com os filhos.

As conclusões vieram da análise do estudo 2006 Marital and Relationship Study, sobre casamento e relacionamentos entre heterossexuais.

Os 487 casais, selecionados de forma aleatória, tinham filhos, rendas que iam de baixas a moderadas e as mulheres tinham menos de 45 anos.

Leia mais:
Quais países oferecem as maiores e as menores licenças maternidade?
'Matemática do amor' calcula momento certo de se casar

RESPONSABILIDADE DE QUEM?

Os dados, que estão sendo apresentados em uma reunião da Associação Americana de Sociologia, mostram que os casais em que a mulher foi a responsável por mais do que 60% dos cuidados com os filhos —especificamente em termos do estabelecimento de regras, elogios às crianças e brincadeiras— tiveram as piores avaliações em satisfação com relacionamentos e em relação à qualidade da vida sexual.

"Uma das descobertas mais importantes é que o único arranjo ligado aos cuidados que parece realmente ser problemático para a qualidade do relacionamento e vida sexual do casal é quando a mulher faz a maior parte do cuidado com os filhos", disse Daniel Carlson, professor-assistente de sociologia da Universidade Estadual da Geórgia.

Crédito: Thinkstock Dividir tarefas domésticas 'melhora vida sexual', diz estudo
Dividir tarefas domésticas 'melhora vida sexual', diz estudo

A equipe descobriu que quando o pai assume a maior parte ou toda a responsabilidade pelo cuidado com os filhos, isso não afeta de forma negativa a qualidade do relacionamento do casal.

O estudo não observou quem realizava tarefas como alimentar e dar banho nas crianças.

Os pesquisadores estão planejando mais estudos sobre a razão dos casais com divisão igual das responsabilidades nos cuidados com os filhos parecem ter relacionamentos melhores.

"Estamos tentando entender a razão de casais acharem tão positivo o compartilhamento das tarefas", disse Carlson.

O 'NOVO HOMEM'

O professor Cary Cooper, especialista em psicologia organizacional e saúde na Escola de Negócios de Manchester, disse que as descobertas dos pesquisadores americanos fazem sentido, pois o "'novo' homem que está feliz em dividir a responsabilidade pelos cuidados provavelmente já investe mais no relacionamento".

Cooper acrescentou que é cada vez mais aceitável para os homens optarem por trabalhos com horários mais flexíveis e assumirem mais responsabilidades pela família e vida doméstica.

"Há cada vez mais pressão nos homens que normalmente não fariam isto —a questão é se vai fazer diferença no relacionamento. Acho que pode fazer", acrescentou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias