Você viu?

Fotógrafa retrata estranhos de Nova York que parecem bonecas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Selo BBC Brasil

A fotógrafa Annie Collinge estava fazendo compras no mercado de Chelsea, em Nova York, quando se deparou com uma boneca esquisita. Com óculos esportivos vermelhos, a boneca esquiadora, aparentemente vinda das Montanhas Pocono, lembrava uma tia —e então Collinge a comprou.

"Eu nunca fui muito de colecionar bonecas, mas continuei a procurar por aquelas que não eram tão comuns e aí imaginei como eu poderia recriá-las na vida real."

Collinge decidiu fotografar as bonecas e depois fazer retratos de pessoas que eram parecidas com elas —a maioria das "modelos" eram estranhas que ela conheceu na rua ou no metrô em Nova York.


O projeto foi inspirado, em partes, pelo poema de Margaret Atwood "Cinco Poemas para Bonecas". "Eu pensei que o poema era uma forma interessante de olhar a ideia de uma boneca e como elas não mudam, mas apenas ficam empoeiradas e velhas".

"Sempre achei bonecas muito estranhas, mas achei o poema muito emocionante. E achava estranho dizer pras pessoas que eu estava fazendo o projeto porque elas sempre iriam imaginar um ensaio de moda bobo com pessoas fingindo serem bonecas".

"Eu queria que as imagens ecoassem as bonecas, em vez de serem uma simples e pura cópia".

"Eu procurei alguém com cabelo azul por décadas e aí eu vi essa garota no metrô e perguntei se ela viria para o meu apartamento para fotografar e ela concordou!".

Um livro do projeto, "Cinco Polegadas de Limbo", está disponível no site da Annie Collinge, www.colling.com.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias