Você viu?

Controverso prefeito de Ancara ergue estátua 'Transformers' na capital turca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os habitantes da capital turca acreditaram primeiro que se tratava de uma brincadeira, mas era verdade: o controverso prefeito de Ancara ordenou a instalação no centro da cidade de uma estátua gigante que se parece muito com um robô do filme americano "Transformers".

A obra, esculpida em uma mistura de metal e poliéster de cor cinza, foi instalada na última quinta-feira (2) em uma das regiões mais movimentadas de Ancara.

O objetivo da estátua é promover um gigantesco parque de atrações, Anka Park, que o prefeito Melih Gokçek está construindo, apesar da oposição de um tribunal, que o considerou contrário às regras do urbanismo.

Gokçek, prefeito populista e controverso, está à frente da segunda maior cidade da Turquia (5 milhões de habitantes) desde 1994. É membro do governante Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), o grupo islamita conservador liderado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.


Graves suspeitas de fraude mancharam sua última vitória eleitoral nas municipais de 2014, que o levaram ao quinto mandato.

Chamado por seus opositores de "Melih, o louco", Gokçek havia prometido aos eleitores obras faraônicas como a do parque de atrações, com réplicas gigantes de dinossauros e robôs, assim como um canal para "levar o (estreito do) Bósforo a Ancara", uma cidade situada na árida Anatolia.

Sua estátua inspirada na superprodução americana "Transformers" revoltou muitos habitantes de Ancara. "Deveríamos convertê-la no símbolo da capital", ironizou Eray Görgülu, do jornal "Hürriyet".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias