Você viu?

Chapéu que pertenceu a Napoleão é leiloado por quase 2 milhões de euros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O chapéu que pertenceu a Napoleão Bonaparte foi leiloado por 1,9 milhão de euros (aproximadamente R$ 6,2 milhões) neste domingo (16) no castelo de Fontainebleau, próximo de Paris (França), informou a casa de leilões Osenat.

Tratava-se de um dos 19 chapéus autentificados por pertencer ao imperador francês. A peça foi arrematada por um colecionador sul-coreano.

O item integrava a coleção de mil lotes reunidas por Luís 2º de Mônaco (1870-1949), bisavô do príncipe Albert, conservada no museu de recordações napoleônicas de Mônaco.

O valor ficou próximo do cálculo de especialistas, que acreditavam que o chapéu poderia arrecadar até 2 milhões de euros —estava avaliado entre 300 mil e 400 mil euros.

Em 15 anos de reinado, Napoleão usou cerca de 120 chapéus, quase todos fabricados pela Poupard, de Paris, segundo Jean-Claude Dey.

Outras peças raras do imperador devem ser leiloadas, incluindo os "troféus" apreendidos pelas tropas prussianas em Waterloo (luvas, talheres, espada, ordens de cavaleiros...).

Crédito: Remy de la Mauviniere/Asociated Press Chapéu que pertenceu a Napoleão é leiloado em castelo próximo a Paris
Chapéu que pertenceu a Napoleão é leiloado em castelo próximo a Paris

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias