No último dia de "Insensato Coração", veja cinco chavões de final de novela
O tempo passa, os costumes mudam, mas os finais de novela continuam iguaizinhos desde que a televisão foi inventada.
Em homenagem ao final de "Insensato Coração", que termina nesta sexta-feira, o F5 fez uma lista dos clichês que mais se repetem nos finais teledramatúrgicos.
A novela das 21h da Globo não deve escapar de vários deles.
CASAMENTO DOS MOCINHOS
É de praxe. Final de novela que se preze tem que ter o casamento dos mocinhos. A cena já ocorreu tantas vezes que se fossemos enumerar ninguém chegaria ao final do texto. No caso de "Insensato Coração", como os autores já adiantaram o casório dos melosos Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paola Oliveira), sobrou para eles ficarem de coadjuvantes no casamento de Raul (Antônio Fagundes) e Carol (Camila Pitanga).
NASCIMENTO DE BEBÊ
O nascimento de um bebê é sempre usado para indicar que dois personagens continuarão juntos e "viverão felizes para sempre". Marina e Pedro, de "Insensato Coração", se livraram do primeiro clichê, mas não vão escapar do segundo. Como manda a ocasião, a personagem estará grávida e sua bolsa vai estourar, vejam só que coincidência, justamente no último dia da novela.
BONITÃO SURPRESA
Você fica de coração partido porque sua personagem favorita vai terminar sozinha, mas eis que, do nada, surge um bonitão para consolar a mocinha. Também vale para os garotões que vão terminar chupando o dedo após as amadas decidirem ficar com outro vértice do triângulo. Em "Insensato Coração", Leila (Bruna Linzmeyer) e André (Lázaro Ramos) vão aparecer com seus respectivos bonitões surpresa hoje.
DESFECHO DO "QUEM MATOU?"
Usado à exaustão desde que Odete Roitman (Beatriz Segall) parou o Brasil em "Vale Tudo", o "quem matou?" também acabou virando um clichezão. Funciona assim: vira e mexe alguém morre, seja no começo, no meio ou na reta final da novela, e fica todo mundo encafifado se perguntando quem teria motivos para ter feito aquilo. No ano passado mesmo, todo mundo queria saber quem matou o Saulo (Werner Schünemann) em "Passione", lembra?
MORTE/CADEIA/INTERNAÇÃO
Aqui se faz, aqui se paga. Poucas vezes os vilões de novela merecem colher de chá dos autores no último capítulo. Em geral, se dão mal de uma das seguintes três formas: morrem, são presos ou ficam loucos e vão parar em um manicômio. Sabe-se que Léo (Gabriel Braga Nunes) estará detrás das grades no último capítulo de "Insensato Coração", mas não se descarta a possibilidade de cenas secretas, nas quais ele será assassinado ou mesmo pire de vez o cabeção.
Comentários
Ver todos os comentários