Televisão

Autor criou cena falsa para evitar vazamento de "Insensato Coração"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Todo noveleiro que se preze acompanha não só os capítulos que vão ao ar, mas tudo o que é escrito sobre a novela que mais gosta. Tem quem detesta saber com antecedência sobre fatos ainda por vir (os chamados "spoilers"). Mas é difícil ficar imune às detalhadíssimas descrições de cenas que vão parar na internet ou em revistas. Muitas são postadas pelos próprios autores. Só que eles podem também ludibriar.

"Insensato Coração", da Globo, é uma das que mais sofrem com o vazamento de cenas. Vira e mexe, fato importante ainda longe de acontecer é descrito com riqueza de detalhes --muitas vezes até com diálogos.

Para Ricardo Linhares, coautor da novela com Gilberto Braga, o problema ocorre após o capítulo ser entregue à produção e distribuído às "dezenas de pessoas" que trabalham na equipe da novela.

"O capítulo se torna, digamos assim, de domínio público", afirma. "A partir deste momento, eu não tenho mais controle sobre ele."

Ele nega que o vazamento das cenas seja benéfico para a divulgação da novela. "Não acredito que desperte a curiosidade do espectador saber o que vai acontecer daqui a um mês", diz.

Para evitar que isso continuasse acontecendo, Linhares passou a escrever cenas falsas e misturá-las com as de verdade.

"Na época em que foi resolvida a trama que esclarecia a sabotagem do avião, em que revelamos que Léo [Gabriel Braga Nunes] foi o responsável pela morte de Luciana [Fernanda Machado] e pelo crime que Pedro [Eriberto Leão] acabou pagando, eu escrevi cenas falsas, em que o personagem Umberto [José Wilker] voltava à novela", diverte-se.

A falsa volta de Wilker foi bastante noticiada, na época.

"Nestas sequências, ele seria a pessoa que orientava Léo a cometer crimes, para destruir a família de Raul [Antônio Fagundes]. E Umberto seria o pai de Irene [Fernanda Paes Leme]. Escrevi uma sequência de cenas para entrar no lugar das cenas verdadeiras, em que Pedro investigava e descobria os crimes de Léo."

Apesar de não ser uma novidade --em "Passione", sequências "de mentirinha" chegaram a ser gravadas e publicadas no site da novela--, a estratégia deu certo. "Eu consegui despistar", gaba-se.

O autor diz pode voltar a fazer isso agora que a novela se aproxima de sua reta final.

Crédito: Renato Rocha Miranda/Divulgação/TV Globo Os atores Gabriel Braga Nunes e Eriberto Leão
Gabriel Braga Nunes (esq.) e Eriberto Leão, que vivem respectivamente Leo e Pedro na novela "Insensato Coração"

YOUTUBE

A novela "Amor e Revolução", do SBT, também passou por um vazamento de cenas, só que de outro tipo. Antes mesmo de estrear, cenas não finalizadas foram parar no YouTube.

Ao contrário de Linhares, o autor da trama, Tiago Santiago, diz que o fato até teve um lado positivo.

"De uma certa forma, contribuiu para a divulgação da novela, porque teve impacto sobre a mídia", diz. "Por outro lado, vazaram apenas cenas de tortura, e isso pode ter afastado espectadores mais avessos à violência."

Ele diz que os capítulos que estão no ar agora "são bem mais leves, sem cenas de tortura".

Cinco meses depois do ocorrido, o autor diz que não se chegou a nenhuma conclusão sobre quem foi o responsável pelo vazamento.

"Eu não sei quem foi o responsável até hoje", afirma ele, que, contudo, diz que a emissora passou a acompanhar mais de perto as cenas já gravadas para a novela. "Creio que o cuidado redobrou, no sentido da vigilância sobre o material gravado."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias