Televisão

'O mundo precisa de um sopro de otimismo', diz Walcyr Carrasco ao estrear 'Êta Mundo Bom!'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quatro meses depois de encerrar a sombria e bem sucedida "Verdades Secretas" na faixa das 23h, Walcyr Carrasco quer trazer uma dose de otimismo e humor ingênuo para o horário das 18h com sua próxima novela, "Êta Mundo Bom!".

Inspirada no filme homônimo protagonizado por Mazaroppi (1912-1981) e no clássico "Cândido", de Voltaire, a trama narra as desventuras do caipira Candinho (Sérgio Guizé), um otimista nato que acredita que tudo de ruim que acontece na vida é para o melhor. O folhetim, que se passa na década de 1940, também é uma homenagem ao pai de Walcyr Carrasco.

"Meu pai me levava ao cinema todos os dias. Acabei vendo todos esses filmes, Mazzaroppi, Grande Otelo, e eu recordo desse humor ingênuo, que fazia as pessoas rirem sem parar, e é a isso que eu quero voltar", diz Walcyr Carrasco, em entrevista ao "F5".

A trama otimista e o protagonista ingênuo podem parecer uma estratégia para conquistar o público que se queixa de cenas violentas em novela. Para Walcyr Carrasco, no entanto, não há essa dicotomia. Ele cita "Verdades Secretas" como um exemplo de que o brasileiro se adapta também a tramas mais fortes.


"Acabei de fazer 'Verdades Secretas', que era uma novela forte e as pessoas adoraram, fez o maior sucesso. Não acho que seja verdade essa coisa, de que as pessoas reclamam disso ou daquilo", analisa o dramaturgo.

A novela mais leve, para Carrasco, cumpre um papel de trazer alegria em um momento de crise. "O mundo inteiro precisa de um sopro de otimismo. Acho que Candinho traz esse espírito. A minha expectativa é que a pessoa termine essa novela e saia com um sorriso de felicidade", afirma.

"Êta Mundo Bom!" marca a volta do autor à faixa das 18h, horário em que teve bons resultados com tramas de época como "O Cravo e a Rosa" (2000), "Chocolate com Pimenta" (2003) e "Alma Gêmea" (2006). Essa última que chegou a concorrer em audiência com a novela das 20h, na época. Voltar ao horário era uma vontade antiga do autor, que já vinha trabalhando no projeto de "Êta Mundo Bom!" desde antes de receber o convite para escrever "Verdades Secretas". A manutenção do projeto da novela de época foi, inclusive, uma condição sua para aceitar fazer o projeto das 23h.

"Tenho um carinho pelo horário por que já fiz grandes sucessos, mas, se observar minha carreira como um todo, sou uma pessoa que gosta de desafios. Escrevo livro infantil, escrevo teatro, às vezes escrevo teatro muito erótico. Gosto de mudar, não quero fazer sempre a mesma coisa. Sair de 'Verdades Secretas', que foi uma novela muito forte, e ir para outra linguagem é um desafio muito grande para um autor. É muito legal poder me reinventar. O segredo da vida é saber se reinventar, é reinventar a própria vida", afirma Carrasco.

Originalmente intitulada "Candinho", a novela mudou de título a pedido do autor, que achou melhor desvincular o texto do protagonista para abranger todo o elenco.

"Quando fui construindo a novela, fui abrindo um leque de personagens. Nesse leque, eu vi que tinha o personagem Candinho, mas pensei que, vai que de repente, Deus queira que não, mas vai que o [protagonista da novela, Sérgio] Guizé quebra a perna? Não quis ficar preso a um único personagem. Quis abrir para outros, também por que tem outros atores geniais nessa novela", explica.

"Êta Mundo Bom!" estreia nesta segunda-feira, 18 de janeiro.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias