Televisão

Viúva de 'Além do Tempo' sofrerá com preconceito por relacionamento interracial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em "Além do Tempo" (Globo), Gema (Louise Cardoso) é a típica mama italiana, acolhedora e calorosa. Mesmo sendo pobre, a viúva, mãe de Pedro (Emílio Dantas) e Anita (Letícia Persiles), está sempre com as portas abertas e a mesa pronta para atender quem precisar de sua ajuda.

Ao contrário de sua amiga e confidente, Emília (Ana Beatriz Nougueira), Gema leva as dificuldades da vida com leveza e bom humor. Para a atriz, a choradeira pela qual sua personagem vai passar durante a novela não é problema. O difícil é fazer rir.

"As duas vivem em um vale de lágrimas e acreditam que foram irmãs em outra vida. A Emília é a sombra e a Gema é o sol. A Gema sofre, mas leva com positivismo, mas a Emília, como sofreu muito no passado, desenvolve um rancor, um ódio", diz, em entrevista ao "F5".

A generosidade de Gema irá levá-la a reencontrar o amor com o ex-escravo Raul (Val Perré). A viúva irá acolher Raul e o filho dele, Chico (João Gabriel D'Aleluia) e vai ensiná-los a ler e escrever. Depois de um tempo, Gema e Raul irão se apaixonar e ela irá adotar Chico como filho.

"Ela é uma mulher erótica, tem um erotismo dentro dela, apesar de ser uma viúva do século 19. É um amor muito bonito, respeitoso, delicado, que vai surgindo aos poucos, primeiro como uma simpatia, e vai virando admiração. Como ela é muito digna, ela admira o Raul por ser muito digno e ele a admira porque vê que ela é um coração de ouro", conta Louise.

Crédito: Ricardo Martins/TV Globo Atriz Louise Cardoso, em entrevista a Jô Soares
Atriz Louise Cardoso, em entrevista a Jô Soares

A história terá seus percalços, já que Gema e Raul sofrerão preconceito racial dentro e fora de casa, principalmente do filho dela, Pedro.

"Embora ela seja uma mulher libertária, ela é pobre, mas é cabeça aberta, e ensina para os filhos que todos são iguais. A filha assimila isso, mas o filho não. Ele vai ter um enorme preconceito e ela vai ter brigas enormes com esse filho, mesmo sendo louca por ele. Ele vai fazer a Gema sofrer muito."

Na segunda fase, Gema irá voltar numa condição melhor por conta de suas benfeitorias na vida passada. No século 21, ela será dona de uma agência de turismo, separada e mãe de outros filhos que não os da primeira fase.

Numa excursão a uma vinícola no Sul, Gema e Raul se reencontrarão e, mais uma vez, sofrerão preconceito por conta da relação amorosa. O casal também terá um reencontro com o filho de Raul na outra vida, Chico, mas em uma situação diferente.

"O que eu acho lindo é que o Raul tinha um filho no século 19, que ela acolheu e virou meio a mãe. No século 21, o Chico volta como mendigo de rua e vai ser adotado pela Gema e pelo Raul."

"Além do Tempo" estreia dia 13 de julho, na faixa das 18h.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias