Televisão

Manoel Carlos leva mais uma Helena à TV na novela 'Em Família'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A partir de hoje, no horário nobre da novela das 21h, a Globo volta à vidinha do Leblon. Após a trama de Walcyr Carrasco, cheia de reviravoltas mirabolantes e do aguardado beijo gay, é a vez de Manoel Carlos trazer de volta sua heroína primordial em seu bairro predileto.

Desta vez, é Julia Lemmertz, 50, quem vive Helena. Nesta encarnação, a protagonista é destemida: pula de paraquedas e se joga na vida.

A personagem foi escrita especialmente para a atriz e serve de homenagem a Lílian Lemmertz (1937-1986), mãe de Julia, que viveu a primeira Helena da obra de Manoel Carlos em "Baila Comigo" (1981). Segundo o autor, que chegou aos 80, "Em Família" pode ser sua última novela.

Crédito: Zo Guimaraes/Folhapress Retrato da atriz Julia Lemmertz na praia da Reserva, no Rio de Janeiro
Retrato da atriz Julia Lemmertz na praia da Reserva, no Rio de Janeiro

Para a atriz, por outro lado, é a primeira vez que protagoniza uma novela. "É um trabalho forte, especial, todo ator sonha em ter uma coisa assim. É uma mulher interessante e contraditória, humana", diz Lemmertz.

No centro da trama, está um romance entre Helena e o primo Laerte (Gabriel Braga Nunes), que é preso no dia do casamento e força a heroína mudar de rumo na vida.

"Essa relação entre primos foi sempre muito comum. E é recorrente em minhas novelas. Talvez até por eu mesmo ter vivido um amor de adolescente com uma prima inesquecível", diz o autor.

PASSADO

Após um salto de décadas, Helena está casada com um amigo e é mãe de uma filha idêntica a ela na juventude -interpretada por Bruna Marquezine, mesma atriz que faz Helena na adolescência. Em outra guinada do destino, terá de lidar com o passado.

"É uma trama cotidiana, mas sem ser naturalista. É realista, mas tem seu drama, sua tragédia", afirma Lemmertz, para quem sua personagem é "uma mulher atual".

"A grande questão dela é como lida com a perda, pois ela não quer abrir mão de nada. É voraz, passional, mas é assertiva e cuida da família."

Entre os elementos de sempre das tramas de Manoel Carlos, ressurgem, assim como Helena, o Leblon, a trilha levada à base de bossa nova e o merchandising social. Os temas da vez são o alcoolismo e o mal de Parkinson.

NA TV
Em Família
Quando de segunda a sábado, às 21h10, na Globo

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias