[an error occurred while processing this directive]
Televisão

Espécie de "Sex and the City" gay, seriado "Looking" estreia hoje

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A série "Looking" estreia hoje no Brasil com a intenção de deixar no passado a discussão sobre o que é permitido no amor e no sexo para pensar no futuro igualitário.

"Queríamos fazer uma série sobre três gays vivendo suas vidas. Uma hora vamos falar sobre preconceito, mas a ideia era mostrar seus sentimentos, sua relação íntima com a sexualidade", conta o cocriador Andrew Haigh.

Crédito: Divulgação Cena da série Looking, da HBO, com Frankie J. Alvarez (barba) e Jonathan Groff
Cena da série Looking, da HBO, com Frankie J. Alvarez (barba) e Jonathan Groff

"A comunidade gay já é mais aceita, não vivemos mais em guetos. Eu mal saí do armário e minha mãe agora pergunta quando vai ser meu casamento", brinca o outro autor, Michael Lannan.

"Looking" se passa em San Francisco, cidade de forte cultura gay, e segue a trajetória do trio formado por Patrick (Jonathan Groff), um designer de games com problemas para manter namoros; Agustín (Frankie J. Alvarez), um artista plástico que passa a morar com o namorado; e Dom (Murray Bartlett), um garçom que chega aos 40 anos sem muitas realizações.

"Nenhum deles é bem-sucedido na carreira", diz Haigh. "Queríamos personagens que tivessem empregos, porque o trabalho faz parte da personalidade das pessoas. E isso nos distancia das comparações com 'Girls'."

Nem precisava dessa distância. Apesar das melhores das intenções, "Looking" está mais para "Sex and the City" do que para a série de Lena Dunham.

A primeira cena traz Patrick arriscando receber sexo oral de um estranho no meio do mato. Em seguida, o roteiro parte para uma sucessão de diálogos no estilo "por que não consigo manter um namorado?" que até mesmo Carrie Bradshaw teria receio de proferir em pleno 2014.

'MÉNAGE'

Pelos dois episódios mostrados à reportagem da Folha, as cenas de sexo são menos ousadas que as do cinema independente de hoje. A aposta é nos diálogos fortes.

"Você não viu nada. A metade atrasada dos Estados Unidos vai ficar chocada", afirma o ator Frankie J. Alvarez, o único heterossexual do elenco principal -e parte do único "ménage à trois" da série. "Não me senti desconfortável. Sou um ator. Acho engraçado que me perguntem se sou gay, fiz 'Hamlet' por anos e ninguém me perguntou se eu era um assassino."

Lannan, que morou em San Francisco e reuniu várias histórias reais para "Looking", afirma que a série"é sobre gays, mas carrega uma temática mais universal". "'O Segredo de Brokeback Mountain' é sobre dois homens que odeiam ser gays. A nossa série é o oposto disso", diz.

"Não queremos representar toda a comunidade gay. São três personagens com seus conflitos, e esperamos fazer algo novo. Isso nunca foi feito na TV", diz Bartlett. "O mundo mudou, e não precisar se esconder é maravilhoso", afirma.

NA TV
Looking
Estreia da série
QUANDO na madrugada de hoje para amanhã, à 1h32, na HBO

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias